Devorando Livros!

Jane Eyre

Já comentei aqui no blog o quanto amo romances… de época então, nem se fala. Sou fã de carteirinha da Jane Austen e a série das Sete Irmãs da Lucinda Riley, que mistura tempos contemporâneos com lindos flashbacks ao passado, é simplesmente encantadora.

Por gostar muito, sempre que possível saio em busca de uma nova obra de aquecer o coração. E, assistindo Anne With an E (série da Netflix inspirada em livros que estão na lista para serem lidos, inclusive), fiquei com vontade de ler Jane Eyre (livro favorito de Anne, a protagonista da série).

E é sobre esse livro, escrito por uma das famosas irmãs Brontë, que compartilho hoje.

Quem foi Charlotte Brontë?

Charlotte Brontë (Thornton, 21 de Abril de 1816 — Haworth, 31 de Março de 1855) foi uma escritora e poetisa inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à idade adulta e cujos romances são dos mais conhecidos da literatura inglesa. Nasceu em Thornton, oeste de Bradford, West Yorkshire, Reino Unido no dia 21 de abril de 1816. Escreveu o seu romance mais conhecido, Jane Eyre com o pseudônimo Currer Bell. (Fonte: Wikipedia)

Conhecendo Jane Eyre

Eu já tinha visto o filme de 2011 que tem no elenco Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas), Michael Fassbender (Magneto do X-Men), Jamie Bell (Billy Elliot). Lembro que, quando vi o longa, me apaixonei pela história e seus personagens. Mas, passados 9 anos, eu pouco me lembrava da história.

Poster do filme de 2011

Só após assistir Anne With an E e ter minha amiga Mirian lembrando como o filme é lindo, que lembrei da existência dessa história.

Curiosidade: existem outros filmes inspirados na obra de Charlotte Brontë. Numa rápida busca do Google, você encontra diferentes títulos. Um, inclusive, está disponível na Prime Video.

Sua história

Em Jane Eyre acompanhamos a jornada de, bem, Jane Eyre… rsrsrs… Nos primeiros capítulos, nos deparamos brevemente com sua infância infeliz na casa da tia e nos desafios vencidos na escola. Só depois acompanhamos sua vida nos dias de hoje.

Jane é o decoro em pessoa, com personalidade forte e um grande ímpeto em ver e conhecer pessoas e lugares diferentes. Porém, acredita que não está no lugar para ter tais pensamentos.

Apenas depois de se apaixonar perdidamente, sabe que o que faltava em sua vida era uma paixão de lhe tirar o chão. Paixão de fazer ter grandes discussões internar e passar pelas piores provações que um ser humano possa imaginar.

Jane é encantadora, muito inteligente, de personalidade forte. Apesar de ser descrita como comum, simples e, em alguns momentos, feia, isso se refere muito à época da autora. Nos dias de hoje, Jane seria considerada bela e autoconfiante (acho legal fazer esses paralelos, sabe!?).

Bem, como pode ver, Jane Eyre ganhou meu coração. Seu romance me fez encher os olhos de lágrima, torcer pela vitória dos amantes, rir com as situações embaraçosas e ter meu coração acelerado nas lindas declarações de amor.

É, definitivamente, um dos melhores livros que já li.

Obs.: assisti ao filme novamente, após ler o livro. Apesar de achá-lo lindo e muito bom, não chega aos pés da obra literária.

Resumo

Jane Eyre conheceu o sofrimento ainda pequena, na casa da tia que a criou e na austera Lowood Institution onde foi educada. Mas também pequena já mostrava sua natureza firme e independente. Fiel a si mesma, ciente do seu valor e da consideração que merecia, assim manteve-se por toda a vida – ao abandonar os tormentos de Lowood e se empregar como governanta em Thornfield Hall; ao descobrir o amor mas, com ele, um terrível segredo; ao decidir partir e, depois, recomeçar.

Publicado em 1847, Jane Eyre é o romance mais conhecido de Charlotte Brontë. Com toques góticos e boas doses de crítica social e moral, esse clássico da literatura pôs-se à frente de seu tempo ao apresentar uma personagem feminina forte e explorar questões de classe, sexualidade, religião e gênero. (Fonte: Amazon)

Imagens: Reprodução/Google

Um comentário em “Jane Eyre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s