Desafio 1001 Filmes

Desafio 1001 Filmes: Crepúsculo dos Deuses

poster sunset boulevard - crepusculo dos deuses

Olá! Estamos de volta com mais um post dedicado ao Desafio 1001 Filmes!

O filme da vez é essa obra-prima chamada Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950), que não só foi indicada em várias categorias do Oscar, como ganhou vários – Filme, Roteiro, Atriz, Ator, Direção de Arte e por aí vai.

Resumo

poster2 sunset boulevard - crepusculo dos deusesPara fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis (William Holden) se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem muito o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas. Fonte: Adoro Cinema

Nossas impressões

Uma direção de arte pensada para te deixar sufocado em meio às extravagâncias da mansão decadente de Norma Desmond. Nos sentimos como Joe – aprisionados em meio ao luxo, ao mesmo tempo em que acompanhamos o personagem a desenvolver uma verdadeira compaixão pela antiga estrela do cinema mudo.

João é todo preconceituoso com filmes em preto e branco. Mas em Crepúsculo dos Deuses, ele mal piscava. Atento à tudo e hipnotizado em ver um filme com qualidades técnicas e atuações impecáveis.

O filme é brutal em apontar como a indústria do cinema faz o que quer com suas então chamadas estrelas. Que o glamour é temporário, que não adianta se prender às glórias do passado.

E, o mais incrível, é que Norma Desmond, em meio à sua loucura e paixão exacerbada por Joe, cria uma realidade própria e alcança, em sua cabeça, seu objetivo de retornar às telonas.

sunset boulevard - crepusculo dos deuses cena 1

O filme tem um clima conspiratório e uma atmosfera densa sempre presente, e prende o espectador do início ao fim.

Trailer

Em breve teremos mais obras do Desafio 1001 Filmes por aqui.

Imagens: Reprodução/Google
Trailer: Youtube
Livro: 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer

rodape-autor-blog-novo-diana

2 comentários em “Desafio 1001 Filmes: Crepúsculo dos Deuses

  1. Pra mim esse é um dos melhores finais da história do cinema. Umas das coisas mais legais do filme é ter trazido para as telas várias figuras maravilhosas do cinema mudo que viviam na pele a dor do ostracismo, como a própria Gloria Swanson e o mordomo, vivido pelo diretor Eric Stroheim, um dos maiores da história.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s