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Exercícios em Casa na Quarentena

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Cara, fala sério. Esse trem de ficar o tempo todo dentro de casa tem lá suas vantagens, mas não poder ir pra academia fazer atividade física é complicado… especialmente para mim, que já tenho a tendência de seguir a inércia (se um corpo estiver parado, ele permanecerá parado) e de comer o tempo todo (entenda como ansiedade suprida por comida).

Por isso, é necessário ter uma disciplina extra pra dar conta do recado e se obrigar a movimentar

Minha rotina de Exercícios em Casa na Quarentena

Bem, para manter-me ativa durante o isolamento, tenho seguido algumas estratégias:

  • acordar um pouco antes do habitual para praticar o exercício;
  • fazer, pelo menos, 30min de exercício de segunda à sexta;
  • intercalar treino HIIT* com outros circuitos funcionais que não exijam aparelhos ou equipamentos em casa – claro que sempre preocupada com meus joelhos (tenho mal alinhamento patelo-femural nos dois);
  • controlar – pelo menos um pouco – a alimentação, na medida do possível;
  • seguir perfis de “pessoas reais” no Instagram para dar aquela motivada (se ela consegue, eu também consigo);
  • parar de seguir perfis de pessoas “perfeitas” que fazem com que eu não me sinta bem comigo mesma;
  • parar de seguir perfis de comida (isso aqui fiquei chocada – seguia mais de 60 perfis desse tipo 😦 );
  • procurar não me cobrar demais, ou exigir demais, lembrando-me de que o importante é eu me sentir bem.

Os treinos

Bem, como mencionei anteriormente, intercalo um treino HIIT com outros circutos funcionais.

HIIT

O HIIT, por ser de alta intensidade, pulo 2 dias após executá-lo para não sobrecarregar demais meu corpo, coração e, claro, os joelhinhos.

Tenho feito um treino HIIT criado pelo namorado de uma prima minha que é profissional da área e que o adaptou para reduzir ao máximo o impacto dos movimentos. A seguir, está a sequência de exercícios:

  • 30 segundos “corridinha no lugar”
  • 5 burpees (sem pulo no final)
  • 10 agachamentos
  • 5 flexões (com o joelho no chão) – tenho tentado fazer o completo, às vezes consigo
  • 20 lunges (ou afundos) total (10 com a perna direita e 10 com a perna esquerda)
  • 10 flexões triceps (com apoio na cadeira ou banco)
  • 15 Abdominal “sit up”

:: Repetir a série 4 vezes, com descanso de 2min entre elas ::

Esse treino dá, no total, uns 20 ou 25 min (dependendo da minha disposição, rsrsrsr). Para completar os 30min diários, danço ou faço outros abdominais, seguindo vídeos no Youtube.

Gosto de fazer esse treino ouvindo a música Maniac, de Michael Sembello. Trilha do filme ‘Flashdance’.

Circuito Funcional

Nos outros dias, faço normalmente os exercícios da Carol Borba. Ela tem um canal bem legal no Youtube com treinos de diferentes intensidades, para todos os tipos de pessoa. Inclusive, os treinos de “iniciante” dela são BEM puxados, rsrsrs… dá pra suar MUITOOOOO.

Como cada circuito dela são menos de 30min, busco outros treinos para completar minha carga de mínima de atividades físicas diárias. E, pode ter certeza, opção é que não falta.

Vou colocar aqui alguns dos vídeos que mais acompanho dela.

Treino para Iniciantes

Para eliminar a “pochete”

Para “derreter” a gordura

Outros treinos

Outras opções

Trago também outras opções de exercícios que você pode fazer no conforto e segurança da sua casa:

  • dança – pode ser seguindo alguma aula online ou livre mesmo, lembrando de escolher músicas que te deixem feliz;
  • yoga e alongamentos – há vários site e aulas disponíveis na Internet;
  • lutas – você pode fazer os golpes sozinho mesmo, olhando para um espelho ou acompanhando aulas online;
  • jogos fitness – a Nintendo tem VÁRIAS opções para os gamers de plantão;
  • subir e descer escadas – se você morar em prédio.

DICA: vários perfis de academias e profissionais de educação física no Instagram estão passando diferentes treinos para seus alunos manterem-se ativos. Vale a pena buscar e dar uma conferia. 😉

Tenho gostado bastante de seguir essas aulas. E quando não estou num dia bom, com dores ou, simplesmente, não estou com vontade, simplesmente não faço.

Lembre-se: não precisa se cobrar demais, exigir a perfeição. Respeite-se! Mas não deixe de seguir se movimentar pelo menos um pouquinho hein!?

Espero ter ajudado a trazer alguma luz nesses tempos sombrios e incertos que vivemos. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para sairmos dessa situação melhores do que entramos.

rodape-autor-blog-novo-diana

 

Um comentário em “Exercícios em Casa na Quarentena

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