Cinema em Casa · Desafio 1001 Filmes

Desafio 1001 Filmes: A Ponte do Rio Kwai

bridgekwai

Olá! Estamos de volta com mais um post do Desafio 1001 Filmes!

A obra da vez é histórico filme de guerra, inspirado em fatos reais e ganhador de vários Oscars (incluindo Melhor Filme): A Ponte do Rio Kwai (1957).

Resumo

a ponte do rio kwaiDepois de liquidar suas diferenças com o comandante de um campo de prisioneiros japonês, um coronel britânico coopera para supervisionar seus homens na construção de uma ponte ferroviária para os seus captores – enquanto permanece alheio aos planos dos Aliados para destruí-la. (Fonte: Adoro Cinema).

Nossas impressões

João e eu somos fãs de filmes de/sobre guerra – seja ela qual for. Não porque gostamos de ver destruição ou coisa do tipo, mas porque é interessante ver como a sociedade era organizada na época, como as pessoas reagiam aos acontecimentos, como as relações eram construídas (ou destruídas) no campo de batalha, etc.

a ponte do rio kwai cena

Em A Ponte do Rio Kwai, vemos um coronel lutar por direitos e respeito no campo de prisioneiros durante a II Guerra Mundial e, com sua postura – sempre honrando seus valores e princípios – conquistar a admiração do coronel japonês Saito.

Simultaneamente à parceria estabelecida entre os coronéis (inglês e japonês), um prisioneiro que conseguiu escapar do campo é “convocado” pelo exército aliado à guiar uma expedição para explodir a ponte e minar os planos de acesso e logística do exército inimigo.

Vemos dois lados de uma mesma moeda, acompanhamos dor, tensão, desespero e medo e, em meio disso tudo, um homem cuja honra supera qualquer coisa.

a ponte do rio kwai cena 2

O filme tem planos lindos, onde vemos cenários construídos com perfeição, nos transportando para a selva onde localiza-se o campo. O roteiro é impecável, bem como as atuações de todos (dá gosto de ver).

O único problema que identificamos? A duração do filme. Com muitas cenas “paradas”, suas 2 horas e 41 minutos de duração se arrastam por vários momentos, não prendendo a atenção do espectador e, por vezes, quebrando a diegese. Tirando isso, um filme impecável que merece ser assistido.

Trailer

Qual será o próximo da lista do desafio? Ainda não sabemos… fique de olho por aqui para acompanhar nossa evolução e, quem sabe, entrar no desafio conosco!

Imagens: Reprodução/Google
Trailer: Youtube
Livro: 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer

rodape-autor-blog-novo-diana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s