Viva Conosco

Mandala Lunar

cabecalho-mandala-lunar

Ano passado, estava tranquila ajudando minha amiga no estúdio dela e me deparei com um “livrinho” bem diferente e bonito. Quando perguntei pra Nat (minha amiga), ela me explicou que o tal “livrinho” era, na verdade, uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, exclusivamente voltado para mulheres e que o nome dele é Mandala Lunar.

Apesar da minha curiosidade ter sido verdadeiramente desperta, deixei quieto. Não estava na vibe, achei bonito e interessante e era só isso mesmo naquele momento.

Bom, o final de 2019 chegou e, com ele, muitas reflexões. Entrei numa piração total sobre perspectivas pessoais e profissionais, que rumo tomaria no ano seguinte etc. Foi aí que a Mandala, sorrateira, apareceu novamente pra mim. Resolvi dar uma chance…

O que é a Mandala Lunar

mandala lunar 2020 - 1A Mandala Lunar é um diário, agenda e livro criado por e para mulheres, com o propósito de facilitar uma maior conexão com nosso corpo e também com a terra e os ciclos naturais, resgatando e unindo conhecimentos tradicionais e contemporâneos, arte e autoconhecimento em uma ferramenta curadora e transformadora para mulheres. A Mandala se organiza a partir da união do calendário solar e lunar trazendo maior conexão e percepção dos ciclos que se manifestam na natureza dentro e fora de nós. Fonte: Site Mandala Lunar

Minha experiência com a Mandala

Em outras palavras, a Mandala parte do princípio que nós, mulheres, somos feitas de fases (ah Raimundosss) assim com a Lua e, por isso, passamos por sensações diferentes durante cada ciclo. Nós meio que nos transformamos mensalmente, durante cada lunação… nascemos e morremos com o início e término de cada ciclo e o diagrama nos ajudar a compreender melhor cada momento e a nos preparar.

A Mandala ainda traz outras coisas bem legais:

  • Textos e ilustrações (muito lindas) que nos ajudam a refletir sobre quem somos, nos incentivam a conhecer melhor nosso corpo (em especial a vulva), a experenciar cada ciclo com gratidão, honrar nossa feminilidade e reconhecer crenças e julgamentos limitantes aos quais fomos condicionadas durante boa parte de nossa vida (especialmente após a menarca – primeira menstruação).
  • Ela tem uma parte de agenda, que você pode marcar atividades, eventos e compromissos e outras coisas que achar válido (eu uso muito esse recurso dela)
  • E, por fim, as últimas páginas dela estão “em branco” para a gente usar como o nosso coração mandar. Pode ser como um diário (comum, dos sonhos, da gratidão ou tudo junto, rsrsrsr), para desenhar, fazer listas… bem, para você usar como quiser mesmo.

Em resumo, é um verdadeiro despertar para a mulher de verdade que existe dentro de cada uma de nós – sem barreiras, sem limites, naturais e plenas.

mandala lunar 2020 - 5

Como usar a Mandala

O ideal, sugerido na própria Mandala, é usar e abusar das cores no diagrama. Essa é uma maneira mais imediata e visual de perceber as mudanças de uma fase para outra e de uma lunação para outra. Também é indicado criar símbolos para situações específicas que você quer acompanhar.

Você define as cores e símbolos com base nos temas/comportamentos/sensações que quer estudar e aprofundar sobre si mesma. Quando a gente fala assim, parece meio complicado mas, no fim das contas, é até simples… especialmente depois que você pega o jeito da coisa.

 

 

mandala lunar 2020 - 2
Minha 1ª lunação completa ❤
mandala lunar 2020 - 3
A 2ª lunação foi especial: comemorei meus 32 anos

Para saber mais sobre o uso da Mandala, é só clicar aqui.

Estou na minha 3ª lunação e impressionada como já consigo identificar padrões, de um período para o outro. Consigo me programar para atividades e sei quando estou mais criativa, pronta para colocar as ideias em prática.

Também tem sido muito bom tirar alguns pensamentos da cabeça e tangibilizá-los no papel. Tipo “botar pra fora mesmo” tudo aquilo que fica me perseguindo.

Para finalizar esse post, só posso dizer que o investimento em $ feito foi mais que válido e sugiro para todas as mulheres. É poderoso compreender a si mesma.

Ah! Para saber mais, sugiro ver esse vídeo. Acho ele bem esclarecedor.

rodape-autor-blog-novo-diana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s