Devorando Livros!

Conhecendo Michelle Obama

minha-historia-michelle-obama

Quem nos acompanha por aqui, sabe que tanto João quanto eu adoramos ler biografias. Ok, não somos nenéns e sabemos que muitas das informações contidas nesse tipo de obra são manipuladas, mas mesmo assim é bem interessante conhecer a trajetória de vida de pessoas que hoje temos como inspirações.

Por isso, quando me deparei com a biografia da ex-primeira dama dos Estados Unidos da América, Michelle Obama, fiquei mais do que feliz.

Não é questão de ser “pró EUA” ou nada do tipo. Mas quando o marido dela estava no poder (tipo, no poder MESMO, já que a presidência americana traz esse peso), eu acompanhava de longe as atitudes do casal. E, foi nesse “acompanhar” que me encantei pela pessoa da Michelle: uma mulher poderosa, segura e dona de si, que sabe o que quer, sabe o que importa e faz isso, mesmo sendo alvo de críticas da mídia.

Então, ter a oportunidade e o prazer de ler a biografia (Minha História) dessa mulher que tenho como uma das minhas referências pessoais, foi mais do que gratificante.

Quem foi Michelle Obama

michelle obama minha história
Imagem: The Hill

Michelle LaVaughn Robinson Obama (Chicago, 17 de janeiro de 1964) é uma advogada e escritora norte-americana. É a esposa do 44.º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a 46.ª primeira-dama dos Estados Unidos, sendo a primeira afro-descendente a ocupar o posto.

Michelle Obama nasceu e cresceu em Chicago. Graduou-se pela Universidade Princeton e pela Harvard Law School. Após completar seus estudos, retornou a Chicago e aceitou um emprego na firma de advocacia Sidley Austin, onde conheceu seu futuro marido, Obama. Subsequentemente, trabalhou como ajudante do prefeito de Chicago Richard M. Daley e para o Centro Médico da Universidade de Chicago.

Em 1992, casou-se com Barack Obama, com quem tem duas filhas: Malia e Sasha. Ao longo de 2007 e 2008, ajudou na campanha presidencial de seu marido, sendo a sua presença um dos principais destaques da campanha. Discursou na Convenção Nacional Democrata de 2008 e 2012. Como esposa do então senador e mais tarde primeira-dama, se tornou em um ícone da moda e modelo para as mulheres. Fonte: Wikipédia

Conhecendo a Michelle Obama: a experiência de ler sua história

Conheci Miche (apelido carinho usado pelas pessoas próximas) criança, no “apartamento de cima” da Euclid Avenue, no South Side de Chicago, IL. Nascida em uma família de trabalhadores modesta e muito unida, Miche cresceu rodeada de amor (pai, mãe e Craig – seu irmão mais velho, tia avó Robbie e seu marido – moradores do “andar de baixo”),

Sua infância foi como a de muitas outras crianças da década de 1960 e 1970: não dava para esbanjar, tinha lá seus conflitos de timidez (que foram superados, diga-se de passagem), os crushs adolescentes e a necessidade de ser aceita (ser perfeita, seguir “o plano maior”, esperado por todos e para todos).

Mas, o que a fez tornar a primeira dama negra dos EUA? 

michelle e barack obama

Manx do céu, só lendo pra você ver TUDO que ela passou pra alcançar isso. Teve gente duvidando (inclusive ela mesma, algumas vezes), teve gente apoiando. Foram momentos de dúvidas, incertezas e grandes decisões. Uma coisa é certa: foi mérito dela! Ela se aproximou das pessoas certas, aquelas que realmente iam agregar positivamente na sua vida pessoal e profissional, estudou e trabalhou MUITO, fez sacrifícios e concessões, se reinventou, definiu objetivos, ajustou a rota e esses mesmos objetivos, quando necessário, correu atrás e pronto.

Lendo, você vê que não foi fácil. Foi exaustivo, doloroso, muitas vezes fora do planejado (que pra ela, necessitada por controle, como diz), e cada percalço e fracasso foi um grande aprendizado, e celebrado junto com suas conquistas.

O que posso dizer? Foi uma jornada linda poder ler e conhecer mais a vida, sonhos e medos, dessa mulher que mudou MUITA coisa nesse mundo, não só nos Estados Unidos. Acho que “Minha História” deveria ser leitura obrigatória para todxs que querem uma inspiração real do que é possível fazer quando você dedica sua energia em um objetivo.

michelle-obama-licoes-de-moda

Curiosidade: o grupo Fifth Harmony dedicou uma música à essa musa universal. Vou deixar o clipe, caso queira conferir. 😉

Imagens: Reprodução/Google
Música: Youtube/Fifth Harmony

rodape-autor-blog-novo-diana

 

 

Um comentário em “Conhecendo Michelle Obama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s