Da Série #Viagens

Carnaval na Serra da Canastra

cabecalho-serra-da-canastra-casca-danta

E aí pessoal, tudo firme?

Decidimos inovar nesse carnaval e viajamos para Serra da Canastra com nossa amiga Mirian. Ela nos convidou e aceitamos de “bate pronto”.

A região da Canastra, é bem famosa. Primeiro, pelos queijos da canastra, tipicamente mineiros e vencedores de vários prêmios pelo mundo e pelo Brasil.  Segundo, pela nascente do Rio São Francisco. Terceiro, pela beleza natural das cachoeiras das cidades de São Roque de Minas, Vargem Bonita, São José do Barreiro, João Batista da Glória. Quarto, pelos aventureiros jipeiros e troleiros em seus carros 4×4.

Ficamos na cidade de São Roque de Minas, uma cidadezinha do interior, bem pacata. Ela não é uma cidade turística, tem algumas pousadas, uns restaurantes bons e uma igrejinha como em qualquer cidade do interior. A cidade ganha dinheiro com o ecoturismo das cachoeiras e com as variadas fazendas de queijo.

Os preparativos

• Reservamos 3 passeios pelo Whatsapp com os guias oficiais.
  • Alugamos um AirBNB.
  • Compramos os mantimentos.
  • Arrumamos as malas.

E fomos para nosso carnaval. Decidimos sair de BH as 06h na sábado (21/02/20), abastecemos o carro com álcool, calibramos os pneus, colocamos o endereço no Google Maps e partiu estrada.

São 4h10min de estrada até o destino. É um chão um tanto bom!

Para nossa surpresa a estrada estava limpinha, sem trânsito nenhum. A galera ficou para curtir os bloquinhos de rua em Belo Horizonte. Na estrada até a Serra da Canastra você pagará 6 pedágios (3 para ir e 3 para voltar) no valor de R$6,20 cada. A estrada é até boa, administrada pela AB nascentes da gerais.

Os passeios

Dia 1 – Complexo da Cachoeira Capão Forro.

Chegamos à cidade as 11h da manhã e nosso AirBNB estava fechado. Paramos o carro e avisamos o guia Alessandro para nos pegar e ir direto para primeira cachoeira.

Quando o Alessandro chegou em uma MITSUBISHI PAJERO FULL, pensei, “ué a parada será HARD”. O guia super simpático nos levou até o destino que o carro iria e o resto seria a PÉ. Só que estava chovendo, não muito, mas chovendo, o bastante para desanimar. Mas carro tinha tração 4×4 e não há lama/barro/pedra/água que segura o bichão.

O complexo CAPÃO FORRO possui três cachoeira. Para entrar no complexo se paga R$20,00 por pessoa. A primeira que chegamos foi a cachoeira DA MATA. A cachoeira tem duas quedas bem bonitas, com poços para banho e pedras para tomar banho de sol.

Seguimos a pé com chuva até a cachoeira e ficamos lá por umas duas horas comendo, assistindo a queda e curtindo a paisagem. O guia nos explicou que existiam mais duas canhoeiras chamadas CAPÃO FORRO e LOBO para visitar. Fomos lá né… mas a trilha, mas a trilha meu amigo é canseira viu…  Todas as cachoeiras lindíssimas! Águas transparentes. A trilha pra Cachoeira Capão Forro (a principal do complexo) é um pouco chatinha, porque tem que passar pelas pedras altas.

Todo o passeio dia 1 durou de 11h até 16h da tarde e custou R$75,00 cada pessoa. Durante a noite visitamos o famoso restaurante VELHO CHICO, de comida mineira.

CACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRACACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA1CACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRACACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA1CACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA2CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA5CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA6CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA7

CACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA3CACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA4CACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA5CACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA6CACHOCHEIRA CAPÃO FORRO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA7CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRACACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA1CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA2CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA3CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA4CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA8CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA9CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA10CACHOCHEIRA DA MATA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA11CACHOCHEIRA LOBO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRACACHOCHEIRA LOBO - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA1

Dia 2 – Cachoeira Rasga Canga, Cachoeira Casca D’anta (parte alta) e Nascente do Rio São Francisco.

Se o guia Alessandro era simpático, imagina esse novo guia, o senhor JADIR – um senhor bem tipicamente do interior com uma maneira bem peculiar mineira para conversar. Adoramos 100%.

Saímos do AirBNB ás 9h no domingo (22/02/20) e subimos para o Parque Nacional da Canastra protegido pelo Instituto Chico Mendes para parte da alta da cachoeira Casca D’anta. O Jadir também tinha uma Pajero Full e a primeira atração foi subir até a entrada do parque, portanto, lama e chacoalho tivemos, e muito! Na entrada do parque pausa o para o xixi e seguimos numa estrada de terra pelo parque, uns 13km em cima da Serra da Canastra, apreciando as paisagens, os pássaros, os tamanduás e os veados campeiros até a nascente do Rio São Francisco.

Nesse dia não estava chovendo, mas estava nublado – menos mal.

Depois da nascente do Rio São Francisco, andamos mais alguns quilômetros para chegar ao mirante da parte alta da Casca D’Anta. Subimos um morro de 300 metros de altitude. O joelho da Diana, foi pro saco nessa hora. Mas a vista é simplesmente majestosa.

Descemos e pegamos uma prainha do Rio São Francisco, comemos uns quitutes e partimos para a cachoeira Rasga Canga, ou seja, mais alguns quilômetros de percuso.

Essa cachoeira é realmente de chorar. Muito bonita! Mas cuidado, as pedras são lisas e traiçoeiras. A Mirian AMOU! A Diana não chegou a entrada na água e nem eu. Estava muito gelada.

Uma parte da volta para o AirBNB foi a mais aventureira pra mim, pois vários Trollers, passaram pela estrada que estragaram o caminho, portanto, ATOLEIRO tivemos. Quem tem carro 4×4 ama essa parte, pois quer testar o recurso que o carro oferece e se joga na lama até atolar para desatolar. Burrice!

Mas seguimos viagem até mais uma atração, um curral de pedras dentro do parque. Esse curral foi feito de pedras, pois era o único recurso que os fazendeiros tinham na época para cuidar do gado e soma mais de 200 anos de história. Hoje o parque não tem fazendeiros e o governo que toma conta e preserva essas terras.

O passeio do dia 2 durou o dia inteiro e o guia nos cobrou R$100,00 por pessoa.

Jantamos no restaurante da Zagaia. Achei melhor que o Velho Chico. Ah, a comida demora, mas vale a pena.

CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRACACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA1CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA2CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA3CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA4CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA5CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA6CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA7CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA8CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA9CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA10CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA11CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA12CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA13CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA14CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA15CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA16CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA17CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA18CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA19CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA20CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA21CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA22CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA23CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA24CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA25CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA26CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA27CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA28CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA29CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA30CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA31CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA32CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA33CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA - NASCENTE RIO SAO FRANCISCO - CURRAL DE PEDRA - TRILHA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA34

Dia 3 – Cachoeira Casca D’anta (parte baixa) e Cachoeira da Chinela.

Saímos às 9h e de novo. O senhor Jadir nos acompanhou nesse último dia de cachoeiras (23/02/20). Só que nesse dia estava chovendo, mas seguimos viagem mesmo assim.

Descemos a estrada até outra entrada do Parque Nacional da Serra da Canastra e pegamos um caminho diferente para parte baixa da Cachoeira Casca D’Anta, que é a maior queda livre do Rio São Francisco – 188 metros. E como estava chovendo, a cachoeira estava bem cheia e bonita.

Esse dia, pode se considerar que andei de 4X4 por uma vida. O lugarzinho longe para se chegar. Chegamos até o local e caminhamos por uns 600 metros por uma trilha toda lameada, barrenta, perigosa por conta da chuva e dos tombos possíveis. Se você vier nessa época do ano, traga calçado adequado.

Uma comparação quando você chega ao final da trilha e enxerga a queda da CASCA D’ANTA é a mesma sensação de FOZ DE IGUAÇU, NIÁGRA FALLS (minha percepção, pelo menos foi essa). É REALMENTE BONITO. É MARAVILHOSO. FOI A MELHOR! Valeu os balançar no carro.

Antes de chegar no fim da trilha, você já fica encharcado com a água da cachoeira. Como tinha muita gente e as pessoas não saiam das melhores posições, as fotos não ficaram boas, mas valeu cada segundo. Foto típica é parar, abrir os braços e tomar “um banho” da cachoeira.

Dica: chegue cedo, pois o tanto de gente que aparece ali é assustador. Demos é sorte, pois a quantidade de carros que apareceram no caminho de volta, indo para o cachoeira, não está escrito. Risco deles acabarem com a estrada é alto e você ficar parado até desatolar é real.

Almoçamos e, antes de seguir para para a Cachoeira da Chinela, paramos na Fazenda Velho Chico (em Vargem Bonita) para ver o processo de maturação dos famosos queijos. De lá, formo para a última cachoeira do passeio.

Chegamos lá e estava chuviscando. A Diana desistiu de seguir, pois ela tinha perdido a botina e ficou de chinelo – rsrsrsrs. No passeio mais cedo, a sola da bota dela abriu e ficou de chinelo. Eu e a Mirian, decidimos ir. Pagamos R$10,00 por pessoa e entramos. Na metade do trajeto, a chuva engrossou, mas seguimos mesmo assum. No fim da trilha, que tinha uns 500 metros, vimos a cachoeira e voltamos, pois a chuva ficou perigosa e com possibilidades de dar tromba d’água.

Voltamos ao carro e voltamos na chuva, mas como nosso guia, o Senhor Jadir, é experiente, não houve sustos. Ele pegou um caminho de asfalto e chegamos são e salvos.

Pagamos nesse dia ao guia, a mesma quantia do dia 2 – R$100,00 cada pessoa.

CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRACACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA1CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA2CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA3CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA4CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA5CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA6CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA7CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA8CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA9CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA10CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA11CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA12CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA13CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA14CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA15CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA16CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA17CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA19CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA21CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA22CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA23CACHOCHEIRA CASCA D'ANTA PARTE BAIXA - SÃO ROQUE DE MINAS - SERRA DA CANASTRA24

Dia 4: Volta para Belo Horizonte

Dia 24/02/20, saímos umas 9h. Na volta passamos numa loja de café em São Roque de Minas e em um empório para comprar queijos. Para nossa surpresa, a estrada estava boa também e com um pouquinho de transito. Deixamos a Mirian as 13h em casa (lá em Betim).

Dicas:

• contrate um guia numa 4×4 forte.
  • se é a primeira vez que você vai para esses lados – NÃO VÁ EM CARRO DE PASSEIO.
  • leve calçados apropriados.
  • leve alimentos para as trilhas.