E ai galera, tudo firme?
Então, visitamos a Serra Gaúcha na nossa passagem pela Porto Alegre recentemente e se você não acompanha o blog pode dar olhadinha nesses posts aqui:
Decidimos visitar a serra gaúcha de última hora, pois não estava nos planos e como a Porto Alegre estava chuvosa virei para Diana e disse:
- Vamos para Gramado e visitar o entorno? Ela concordou e fomos.
Precisávamos alugar um carro e como ficamos bem próximo do aeroporto tínhamos várias locadoras de veículos a dispor. Escolhemos a LOCALIZA e pegamos um carro automático. Além disso, um hotel se fazia necessário. Abrimos o BOOKING.COM e por sorte ou destino conseguimos encontrar um hostel no centro, NO CENTRO de Gramado por R$89,00 a diária. Normalmente as diárias giram por volta de R$180,00. Portanto, foi um achado.
Eu e a Diana já tínhamos visitado a serra em tempos diferente, mas essa foi a primeira vez que fomos juntos.
Nosso roteiro foi bem simples, pois planejamos ficar uma noite em Gramado. Nossa rota, foi conhecer Nova Petrópolis na parte da manhã, almoçar em Canela e passar a tarde em Gramado.
Antes de subir a serra, fomos orientado por diversos UBER’s e a Localiza de pegar a rota romântica. A Rota Romântica é um trajeto que passa por vários municípios do estado e a região foi colonizada por imigrante alemães. A estrada é quase uma reta e bem bonita, pois você consegue ver a influência arquitetônica das cidades.
Mas como vocês já sabem, não vimos nada de romântico, por conta do clima. Neblina e chuva. Bem triste, né… mas seguimos. Não deu nem para tirar fotos da estrada… sniff!
Nova Petrópolis
Chegamos a cidade para conhecer a famosa praça das flores e o labirinto verde da cidade… Assim, pelas fotos não dará para enxergar o potencial do lugar, mas é lindo e muito bem cuidado pela prefeitura.
É uma praça rodeada por flores de diversas cores e no meio dela é o labirinto que dá para você se perder por uns minutinhos brincando, mas não nos arriscamos por conta da chuva e por do tempo que escolhemos do parquímetro.
Antes de parar conhecemos uma padaria famosa da região, que na real nem é tão boa assim. Nada de mais gente. Os Youtubers que vimos falaram como se fosse algo bem diferente. Mentiram tá. Nós contamos a realidade. Tem nada gente. A padaria e confeitaria Petrópolis, se chama.
Dica valiosíssima. Atenção para estacionar e pagar parquímetro bem rápido – real! Pela cidade existe diversas pessoas com um colete multando. O totem é amarelo e aceita cartão de crédito.
Canela
Chegamos em Canela por volta de umas 11h da manhã com um tempo mais nublado, porém bem instável sabe. Paramos o carro, pagamos o parquímetro e fomos no principal ponto turístico da cidade, a catedral de pedra, uma igreja no centro da cidade. Ela é bem bonita real.
Almoçamos e decidimos andar a pé pela cidade e conhecer umas lojinhas, mas fomos parado por um consultor da rede de hotéis laghetto – gente na boa. Se você visitar a cidade corre desses consultores. Sabe enxame de abelhas, pois é está espalho pela cidade inteira e até Gramado. Como não conhecemos paramos e ouvimos. O consultor já chegou mandando:
Aceita responder umas perguntinhas em troca de um brinde (café colonial, garrafas de vinhos, churrasco gaúcho e mais algumas coisas) escolhemos um o café colonial. Mas não parou por ai, além das perguntas tinha uma outra etapa. Ouvir uma proposta comercial de compra de 7 dias de um apartamento da rede. Enfim, perdemos duas horas ou mais ali… Pegamos o brinde fomos embora para o hotel em Gramado. Então, já sabe, corre dessas pessoas.
Gramado
Enfim, em Gramado. A cidade mais bela, mais linda, mais tchu tchuzinho e bastante cara, nu – que cidade cara. Se você tem vontade de ir, vai com dinheiro no bolso. Uma cidade realmente turística. Feita para isso, viver para o turismo.
Quando chegamos a cidade na fase de instalação da decoração do grande evento da cidade que traz pessoas do Brasil inteiro, o Natal Luz. A cidade fica encantada e toda iluminada. Pena que não pegamos.
A cidade de Gramado, possui diversas atrações turísticas, como a Rua Coberta, a Aldeia do Papai Noel, Alguns museus de carro, de cerâmica e outras coisitas mais. Como ficamos pouco tempo, não tivemos tempo de visitar todas as outras coisas que a cidade oferece.
Pare o carro na rua ou estacionamento, pague o parquímetro e conheça a cidade a pé. Vamos aos passeio:
- Rua Coberta:
- é literalmente uma rua de pedestre coberta. Lá dentro tem diversos barzinhos com tira gosto, vinhos, cervejas e chocolates. Bem diferente e ao mesmo tempo tão igual, sabe.
- Rua Torta:
- Essa rua é realmente torta que passa carros e pessoas. Bem estreita e lotada de pessoas que atrapalham sua foto. Mas tirando isso, até que é legalzinho, conhecer.
- Igreja Matriz São Pedro:
A igreja da cidade é bem lindinha por dentro. Ela possui vitrais maravilhosos e parece ser pequena frente da sua cidade vizinha, Canela. Por fora possui um mini jardim e umas estatuas bem bonitinhas.
- Fonte do Amor:
- Essa fonte fica ao lado da Igreja. Ela é cercada com uma grade de cadeados coloridos, onde pode comprar por ali mesmo e deixar sua marca. Não fizemos isso.
- Museu do Cinema:
- Fica também ao lado da Igreja. Tipo passou umas lojas e chegou ao museu. Lá acontece o festival de cinema em Gramado, talvez o mais famoso do país. Diversos artistas já passaram por lá. Ah, também tem uma calçada da fama com mãos e pés vários personalidades do mundo da TV e cinema. Entramos, para tirar umas fotos e nem demoramos muito, pois a decoração para o natal estava a todo o vapor.
Ah, sobre a Aldeia do Papei Noel, faremos um post exclusivo, pois esse mereceu real.
Chuva fode mesmo os passeios, mas ficou um charme as fotos com neblina intensa. Bom que o tempo abriu depois!
CurtirCurtir