Da Série #Museus · Da Série #Musicais · Da Série #Restaurante · Da Série #Viagens

Viva Conosco em Porto Alegre

E ai meu povo, tudo firme?

Você, leitor, já conhece Porto Alegre ou POA, como é mais conhecida? Se sim, ótimo. É mais um conteúdo para você se deliciar. Se não, é uma ótima oportunidade para não conhecer, pois não gostamos de quase nada da cidade capital do Rio Grande do Sul.

Decidimos ir para lá em busca do turismo gastronômico e para eu tirar o visto americano. Sim, POA possui um consulado dos EUA.

72D3A5B3-2F12-4242-B667-D118E9ABE6CF

Antes de ir para PORTO ALEGRE, reservamos um Airbnb próximo ao consulado e a Diana já seguia alguns bares no Instagram. Quando comprei as passagens, ela logo reservou os bares que falaremos em outros posts por aqui.

Fizemos as malas com roupas de verão, pois a Diana tinha olhado a previsão e daria calor na casa dos 28/30 graus. Chegamos na cidade e, para nossa surpresa, a previsão mudou para chuva e frio durante toda a nossa estadia na cidade. Além disso, a Diana tinha preparado um roteiro básico dos passeios a se fazer em POA.

Airbnb em poa1peg
Airbnb em Porto Alegre
Airbnb em POA
Airbnb em poa2

A cidade é, na minha visão, bem feia e esquisita! Não sei porque achei isso, mas não bateu, sabe assim!? Não rolou! Você conhece a cidade em dois dias (no máximo), sem sombra de dúvida. Ela não tem tanta atração turística. Não é uma cidade para isso. Os lugares que visitamos são bem próximos um do outro e dá pra fazer a pé, se quiser. Gasolina e álcool é quase o mesmo preço. Na casa dos R$4,89 o litro. Uma coisa é certa, UBER é bem barato. Muito barato mesmo!

Como estava previsto chuva e frio, fomos a um shopping para comprar, agasalhos e seguimos com o roteiro básico que a digníssima preparou.

Nossos Passeios

Mercado Público, Centro Histórico, Museus, Catedral

O mercado público é muito mais um centro de comércio de especiarias e artesanato para se deliciar como em todos centros das capitais do Brasil. Como não gostamos desses lugares não ficamos muito tempo e nem tiramos muitas fotos.

MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE
MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE3
MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE1

O Centro histórico é onde se concentra alguns dos museus da cidade, algumas praças, a principal igreja da cidade e parques. Realmente é tudo bem próximo. As praças na estação de primavera deve ser maravilhoso, mas não tivemos sorte por conta da temperatura que pegamos.

MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE2
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE1
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE – DIANA E O MURO AZULEJADO
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE2
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE – Biblioteca pública
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE3
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE – Estava com uma manifestação dos professores.
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE4
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE – Teatro municipal
CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE1
CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE2
CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE3
CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE4

O MARGS (museu de arte do Rio Grande do Sul) é no centro histórico, como quase tudo que tem na cidade.

O Museu de arte do Rio Grande do Sul, é um local bem moderno é muito cult. As exposições que estavam no local eram:

• Stockniger 100 anos – uma exposição em homenagem ao centenário de nascimento do Francisco Stockniger (1919 – 2019). A seleção aborda as diferentes fases do artista que, com seus “Guerreiros”, “Gabirus”, esculturas em pedra e figuras femininas, é reconhecido como um dos mais importantes representantes da escultura no Brasil, também aclamado ainda em vida como um dos mais consolidados referenciais da arte produzida no Rio Grande do Sul.
  • Lenir de Miranda – pintura périplo – São mais de 60 obras espalhadas no MARGS. As relações com os mitos e a literatura são uma constante na obra de Lenir de Miranda, em um deslocamento que atravessa diversos materiais e linguagens.

Tiveram outras exposições mas não lembramos de todas.

Endereço: Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico

MARGS11
MARGS12
MARGS13

Usina do Gasômetro, onde acontecem algumas exposições, está fechada há uns dois anos. O local era uma usina de energia que abastecia a cidade e é banhado pelo Guaíba, um rio que passa na cidade. Lá você tem uma vista linda do rio e pode até fazer um passeio de catamarã. Nós fizemos esse passeio, mas foi aquele horror. Estava chovendo, crianças gritando. NO COOL! Se paga R$20,00 (meia entrada) por uma hora de passeio.

Almoçamos no local chamado PIER. Não lembro o nome do prato, mas no nosso destaque do Instagram tem o nome. Corre lá! Pedimos um prato individual e dividimos. Super dá! A conta deu R$100,00 com a bebida.

Endereço: Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro Histórico, Porto Alegre

Passio de Catamarã em Porto Alegre2
Passio de Catamarã em Porto Alegre3
PASSEIO DE CATAMARÃ PELO RIO GUAÍBA

O Jardim DMAE é um local aberto ao público, pelo menos apenas o jardim que é muito bonito. Na verdade atrás do jardim, possui o tratamento de agua da cidade. Não entendi!

Na verdade atrás do jardim, possui o tratamento de agua da cidade. Não entendi! Ele possui um complexo de prédios da sede administrativa do Dmae, onde funciona a Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, que abastece vários bairros da cidade de Porto Alegre.

Endereço: R. Vinte e Quatro de Outubro – Moinhos de Vento 200 – POA

51AB2452-86D6-485C-98DC-EC800483D561
MUSEU MILITAR DE PORTO DE ALEGRE

Museu Mario Quintana

Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul. Em 29 de dezembro de 1982, o governo do Estado adquiriu o Majestic do Banrisul e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. Por meio da Lei estadual nº 7.803 de 8 de julho de 1983, recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado

A obra de transformação física do Hotel em Casa de Cultura, entre elaboração do projeto e construção, desenvolveu-se de 1987 a 1990. O projeto arquitetônico foi assinado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski, os quais tiveram o desafio de planejar 12.000 m2 de área construída para a área cultural, em 1.540m2 de terreno. Em 25 de setembro de 1990 a casa foi finalmente aberta.

Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul. (Fonte: Casa de Cultura Mário Quintana)

Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre

CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA –  CAFÉ DO MUSEU
CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA8
CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

Dentro museu casa de cultura de Mario Quintana, estava com um espaço da Elis Regina super dedicado a ela. Vejas a fotos:

Exposiçao Elis
Exposição Elis
Exposiçao Elis2
Exposiçao Elis1

Praças diversas

Visitamos alguns parques e praças, mas como estava chovendo muito e os parques e praças são abertos, não deu muito para tirar fotos. Mas eles são grandes e os porto alegrenses gostam de sair para fazer piquenique (em dia de chuva não dá, né companheiro!?). Quando o sol abriu um pouco fomos visitar alguns.

Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, é o destino certo de muitas pessoas aos domingos e feriados. Um dos mais tradicionais, é ideal para toda a família: possui o Parquinho da Redenção, com roda-gigante, carrossel e carrinho-choque. Diversão certa para os pequenos! Além disso, tem pedalinho no lago e pracinha com balanços e gangorras!

Outra opção é passear pelo famoso Brique da Redenção, ao longo da Rua José Bonifácio. Desde 1978, ele é montado todos os domingos, das 9h às 18h. À procura de artesanatoantiguidades e artes plásticas? Lá você vai encontrar! Em algumas barracas, tem até comidinhas e lembrancinhas do Estado! (Fonte: Site de POA)

Endereço: Av. João Pessoa, 791 – Cidade Baixa.

03498421-4CE8-4DF0-AD7B-8E6C450D2F68
PARQUE REDENÇÃO
B721D151-5B59-4362-8783-D0F5826B82F1
CA1BD7A4-901A-4279-8C5C-EE2590523E88
6907C282-C862-4742-9FF4-7360968A4025
PARQUE REDENÇÃO

Museu Iberê Camargo

Sabe o MIB (Homens de Preto), o primeiro filme? Então, a Diana disse que a forma do museu lembra muito a estrutura que o WILL SMITH sobe correndo atrás de um E.T. Bem, como qualquer museu esse é mais um de arte contemporânea e só abre aos sábados e a entrada é gratuita. Se você estiver de carro, dificilmente conseguirá parar na rua, pois não se acha vaga. Paramos no estacionamento do museu.

EndereçoAv. Padre Cacique, 2000 – Cristal, Porto Alegre

Ah deixa eu explicar uma coisinha –  essa foi a única vez que andamos de carro nós mesmo, pois alugamos um para subir a serra gaucha, mas isso é outra história para outro post.

Não sou entendedor de arte, só apreciei. Vamos as fotos:

Museu Iberê Camargo – vista da orla do Guaíba
Museu Iberê Camargo11
Museu Iberê Camargo12
Museu Iberê Camargo13

É isso pessoal, logo tem mais. Prometo ser menor o próximo post.