Viva Conosco

Meus 5 artistas favoritos

Não sei se você sabe, mas minha formação é comunicação social com habilitação em cinema e vídeo. E, como não podia ser diferente, meu amor pela sétima arte é incondicional.

giphy cinema paradiso

E SIM! Considero arte todas as obras cinematográficas – pois arte, para mim, é tudo aquilo que consegue tocar sua alma de alguma forma. Se Homem Aranha no Aranhaverso faz isso para você, é arte.

Nossa, muitas lembranças de discussões na aula de Crítica do Cinema, na época da faculdade. Rsrsr…

Mas o post de hoje é para falar de outra arte, aquela mais tradicional e que, de diferentes formas, contou  (e conta) a história da humanidade: a pintura.

Meu primeiro contato com a arte

Sempre gostei de museus, desde pequena.

Minha matéria favorita na escola era história (pensei em fazer vestibular, até). Devorava os livros, mergulhava naquelas histórias reais, me encantava ou chocava com as aventuras ou desventuras dos personagens que existiram e fizeram do mundo o que ele é hoje.

Vez ou outra, me deparava com um quadro de algum pintor famoso. Leonardo da Vinci com sua misteriosa Monalisa ou Picasso e seu cubismo fantástico. Mas era só…

Até que cheguei na faculdade e tive, durante 6 meses, a matéria de História da Arte. Nem preciso dizer que foi amor à primeira vista.

Cai de cabeça no livro base para a disciplina (um pequeno gigante chamado Iniciação à História da Arte) e me dediquei a pesquisar os pintores, desde os primórdios.

iniciacao a historia da arte

Foi em meio às pesquisas que me deparei com artistas que aqueceram meu coração com suas obras.

Meus artistas favoritos

Hoje, vou compartilhar meus 5 artistas favoritos e suas respectivas obras que mais me encantaram.

Detalhe: a ordem aqui disposta não tem relação com o meu gosto.

Renoir

Pierre_Auguste_RenoirPierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um pintor francês que iniciou o desenvolvimento do movimento impressionista. Conhecido por celebrar a beleza e, especialmente, a sensualidade feminina. Fonte: Wikipédia

 

Não entendo muito sobre técnica, mas amo como Renoir usa as cores em seus quadros. Também aprecio as expressões das pessoas nas pinturas e os movimentos de suas pinceladas na tela.

Obras que amo

Dance at Bougival, 1883
Dance at Bougival, 1883
Luncheon of the Boating Party, 1880-1881
Luncheon of the Boating Party, 1880-1881
Two Young Girls at the Piano, 1892
Two Young Girls at the Piano, 1892
Auguste Renoir: La Grenouillère.NM 2425
La Grenouillère, 1869

Van Gogh

Vincent_van_Gogh_-_Self-PortraitVincent Willem van Gogh ( Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna. Fonte: Wikipédia

O que mais me atrai em suas obras é a força que elas emanam, quase como se tivessem uma própria energia vital. Também admiro sua capacidade de pintar a luz e de como o amarelo é marcante.

Obras que amo

The Mulberry Tree in Autumn, 1889
The Mulberry Tree in Autumn, 1889
Olive Trees With Yellow Sky And Sun, 1889
Olive Trees With Yellow Sky And Sun, 1889
Wheat Field With Cypresses, 1889
Wheat Field With Cypresses, 1889
Wheat Field with a Reaper, 1889
Wheat Field with a Reaper, 1889

Monet

Claude_MonetOscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.

 

O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, “Impressão, nascer do sol”, de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: “Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha. A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, tendo consciência da revolução que estavam a iniciar na pintura. Fonte: Wikipédia

Mais um artista com habilidade extraordinária de captar a luz e eternizá-la em uma tela. Suas pinceladas suaves e seu trabalho com as cores ganharam meu coração.

Obras que amo

San Giorgio Maggiore at Dusk, 1908 – 1912
San Giorgio Maggiore at Dusk, 1908 – 1912

 

Three_Trees_in_Grey_Weather_1891_Claude_Monet
Three Trees in Grey Weather, 1891
Impression, Sunrise,1872
Impression, Sunrise, 1872

 

Water-Lilies-Nympheas
Water Lilies Nympheas (Water Lilies Series), 1896 – 1926

Klimt

KlimtGustav Klimt (Baumgarten, em Viena, 14 de julho de 1862 – Viena, 6 de fevereiro de 1918) foi um pintor simbolista austríaco. Em 1876, estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena. Fonte: Wikipédia

De longe, meu artista favorito. Amo seu estilo, sua forma de representar o ser humano e suas emoções, como o amarelo é presente em suas obras de forma a trazer à tona diferentes sentimentos e instintos em quem aprecia suas pinturas. Gosto muito, mesmo, de verdade, do Klimt.

Obras que amo

der-kuss-1908
Der Kuss, 1908
The Tree of Life, 1905
The Tree of Life, 1905
The-Three-Ages-Of-Woman
The Three Ages of Woman, 1905
Die Jungfrau, 1913
Die Jungfrau, 1913

Pollock

jackson-pollockPaul Jackson Pollock (Cody, Wyoming, 28 de janeiro de 1912 — Springs, 11 de agosto de 1956), conhecido profissionalmente como Jackson Pollock, foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. Ele se tornou conhecido por seu estilo único de pintura por gotejamento.

Durante sua vida, Pollock gozou de fama e notoriedade consideráveis; ele foi um grande artista de sua geração. Considerado recluso, ele tinha uma personalidade volátil e lutou contra o alcoolismo durante a maior parte de sua vida. Fonte: Wikipédia

Sim, não gosto apenas do que é considerado “normal”, representações de pessoas, locais e situações. Artes abstratas também me atraem, se acredito que o pintor realmente sabe o que está fazendo.

O estilo de Pollock é inovador, “nervoso” e hipnotizante. Ele ia além das ferramentas comuns para criar suas gigantescas obras, abusando de outros recursos e criando pinturas únicas, extravagantes e incríveis.

Autumn Rhythm (Number 30)
Autumn Rhythm (Number 30), 1950
Lavender Mist
Lavender Mist, 1947 – 1950
number-5
Number 5, 1949
Image property of the Albright-Knox Art Gallery, Buffalo, NY.
Convergence, 1951

Só gosto deles?

Claro que não! Tem Manet, Velázquez, Degas, Cézanne, Picasso, Dalí, Portinari e muitos outros que me encantam.

Nessa listinha humilde elenquei aqueles dos quais mais gostam, que se destacam, de alguma forma, para mim. Como mencionei anteriormente, acredito cegamente que o conceito de arte é único para cada pessoa. Por isso, o que me agrada pode repelir outras pessoas.

Pensei em compartilhar meu xodó pelas artes mais como uma sementinha. Quem sabe você também não descobre uma paixão oculta?

É importante dizer: Infelizmente, a representação digital das obras não é fiel ao original. Ainda irei aos locais onde todas elas estão expostas para conferir de pertinho o quão magníficas são.

Imagens: Reprodução / Google

autora-diana

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s