Cinema em Casa

Green Book

green book - capa

Fevereiro já está quase aqui… se dobrarmos mais uma esquina, começamos os mês mais lindo do ano, rsrsrsrs…

Com a chegada de fevereiro, chega também o meu aniversário ❤ e a maior premiação do cinema: o Oscar.

E, com o Oscar, João e eu inciamos mais uma maratona cinematográfica, tentando assistir ao máximo de filmes indicados ao prêmio e, claro, ampliando nossa experiência audiovisual (porque, se não fosse por esse desafio que nos propomos anualmente, não teríamos a curiosidade de assistir alguns títulos por conta própria, sabe?!).

O que me leva ao tema do post de hoje…

Green Book e suas 5 indicações ao Oscar

Sinopse…

…pelo Adoro Cinema:

“1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas temporariamente. Ele conhece um um pianista (Mahershala Ali) e este quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.”

Porque assistir a Green Book

Baseado em fatos reais, o filme impressiona por diferentes motivos:

  • Atuações brilhantes de Viggo Mortensen (indicado a melhor ator, conhecido como Aragorn e Capitão Fantástico) e de Mahershala Ali (indicado a melhor ator coadjuvante). Sério, é chocante ver atores realmente bons atuando. Por que é chocante? Você me pergunta… Porque hoje é tanta gente ruim que é mega gratificante ver atores decentes na tela. E esses dois são bons mesmo, ABSURDAMENTE bons;
green book atores - mahershala-ali-viggo-mortensen
Mahershala Ali e Viggo Mortensen
  • Ainda sobre os atores – a química entre os dois personagens é incrível e envolvente, assim como a evolução de ambos ao longo das 2h de filme;

green book - cena 1

  • Sim, isso mesmo. O longa tem duração de 2h10min mas tem um ritmo tão gostoso, que nem sentimos o tempo passar (não é a toa que foi indicado à melhor montagem);
  • O tom certo de humor. Apesar de tratar de racismo: um assunto mega importante e que ainda e precisa ser debatido, o diretor Peter Farrelly (é o cara de dirigiu Debi e Lóide) consegue trazer leveza em algumas cenas bem estratégicas;
Green Book
Peter Farrelly
  • Os diálogos são bem estruturados e trazer uma fluidez extraordinária à narrativa (indicação a melhor roteiro original);
  • É o tipo de filme que te faz pensar, refletir sobre a construção da sociedade, sobre relacionamentos e quebra de paradigmas – é uma obra completa (indicação a melhor filme).

green book - cena 2

Esses são alguns pontos que mais nos chamaram a atenção. Mas, como toda obra, cada espectador terá uma experiência diferente ao assisti-la.

Curiosidade

O título do filme – Green Book – foi inspirado em um guia de viagem criado para que viajantes afrodescendentes pudessem viajar pelos estados do sul dos Estados Unidos com maior segurança e supostamente conforto, garantindo locais em que pudessem se hospedar, comer e abastecer o carro.

green book - guia

 

As polêmicas de Green Book

Desde a criação do roteiro até seu lançamento, o longa foi cercado por diferentes polêmicas: acusações de racismo contra o ator, de preconceito religioso, de equívocos e mentiras na narrativa dentre outros.

Tantas denúncias, infundadas ou desculpadas pelos envolvidos, não tiraram o mérito do filme, que já foi premiado com o Globo de Ouro neste ano.

Para saber mais sobre as discussões acerca do filme, é só clicar aqui.

green book - cena 3

Entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme, meu coração está dividido entre Green Book e Infiltrado na Klan – ambos discutindo o racismo, cada um com o seu olhar (João está torcendo para Pantera Negra… ¬¬ ).

Trailer

Para conhecer os outros indicados ao Oscar 2019 – que acontecerá dia 24/02, clique aqui. Em breve teremos um post especial sobre a nossa maratona.

Imagens: Reprodução/Google
Trailer: Youtube

autora-diana

2 comentários em “Green Book

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s