Viva Conosco

Organizando a rotina

diana e sua planner potterhead - coruja edwiges

Você segue algum tipo de rotina?

Não me leve à mal… quando digo rotina, não quero, necessariamente, me referir a algo monótono, sem graça, sem novidades ou surpresas. Digo rotina no sentido de afazeres diários, coisas que programamos para fazer no dia tal, horário tal.

Exemplo: consulta médica, entrevista de trabalho, faxinão na casa etc.

Sabe como é?

Então, por aqui, gostamos de nos organizar e saber tudo que temos que fazer no dia/semana/mês, para nos programarmos (tempo/dinheiro/disposição) e para deixarmos “brechas” para o inesperado… porque as coisas não estão no nosso controle (como dizem as sábias: não controlo nem meu cabelo, que dirá o “andar da carruagem” no dia a dia).

Organizando

Eu sou bem old school. AMO agendas e planners e, quanto mais fofas e práticas, melhor! Claro que os compromissos mais importantes, coloco na minha Google Agenda (também) para receber aquela notificação esperta.

Porém, as tarefas diárias, prefiro escrever tudo – desde lavar roupa e fazer comida, o tempo de atividades físicas, meditação, até quais contas pagar e, claro, o tempo reservado para me dedicar ao blog e aos clientes da minha consultoria Com VC – Comunicação Descomplicada. Só para ter uma noção, temos “meio que agendado” até quais séries assistir em qual dia (gente doida é assim mesmo).

Já o João é mais hi-tech. Utiliza apenas a agenda do iPhone e pronto, está resolvido. Rsrsrsrs… Sr. Praticidade. Mas, quando temos eventos maiores (festas, casamentos etc.), é a mim que ele recorre. Esse é nosso sisteminha e ele vem funcionando bem há um bom tempo.

Por que é importante se organizar?

Como falei, nós não controlamos nada externo. Conseguimos controlar apenas nossas escolhas e reações ao que acontece conosco.

Exatamente por não termos o tão almejado controle é imprescindível nos organizarmos. E, por favor, não confunda organização com rigidez, com uma rotina engessada que não permite desvios ou alterações.

A organização é, simplesmente, um meio de nos prepararmos melhor para o que estar por vir e estarmos aberto aos maravilhosos imprevistos que podem (e vão!) surgir no caminho e não nos desesperarmos com isso, mas sim, conseguirmos enxergar oportunidades nessas surpresas.

Você não precisa ser um(a) maníaco(a), louco(a) da organização. Basta se conhecer, conhecer seus limites, seus anseios, seus talentos, suas tarefas e ser capaz de reconhecer quando algo bom aparacer no seu trajeto.

Além disso, se organizando, você consegue produzir mais e melhor naquelas atividades planejadas, uma vez que você já separou tempo para aquilo (ou seja, maior produtividade, com mais qualidade – importante em qualquer área da vida, com foco nas funções laborais).

E aí, que tal ter como meta para 2019 se organizar para a vida?

autora-diana

 

Um comentário em “Organizando a rotina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s