Hoje quero compartilhar com vocês um curso bem diferente, revelador e lindo que fiz nesse fim de semana: a Iniciação ao Tantra, com o instrutor Ronald Fuchs.
O curso foi realizado no Viva Tantra – Núcleo de Desenvolvimento Tântrico.
O que é o Tantra
De acordo com a Wikipédia, “O tantra é uma filosofia hindu muito antiga (se cristalizou por volta do século XV), tendo, por características: a matriarcalidade, a sensorialidade, o naturalismo e a desrepressão. O tantra é um complexo sistema de descrição da realidade objetiva, sendo, assim, uma ciência prática e aplicável e a base do pensamento de um povo muito antigo que até hoje faz ecoar sua influência sobre a sociedade contemporânea.”
Uma das primeiras coisas passadas durante o curso é que o Tantra é uma forma de expansão da consciência corporal. Um caminho espiritual a dois onde invocamos Shiva (deus, trazendo o masculino e representando o poder da presença do homem) e Shakti (deusa, trazendo o feminino e representando o poder da disponibilidade seletiva da mulher) e honramos a dança sagrada que acontece entre eles.
As ferramentas para trabalhar o Tantra são várias, mas as três principais que trabalhamos neste fim de semana foram:
- Respiração
- Dança energética
- Voz
O poder dos 7 Chakras
O aspecto que mais trabalhamos e falamos sobre foi o poder dos 7 Chakras. Eles são são centros de absorção, exteriorização e administração de energias (fonte: Wikipédia). E, para praticarmos o Tantra é necessário ativá-los da melhor forma, através da respiração, da mentalização das cores e formas geométricas particulares de cada um e dos bija mantras (mantras “semente”).
Os Chakras são identificados de baixo, para cima, conforme descrito a seguir:
- Chakra base: localizado na região do períneo, traduz o elemento terra, a vida física e representa o instinto de sobrevivência. Seu mantra é LAM.
- Chakra esplênico: localizado próximo ao baço e aos genitais. Traduz o elemento água, a reprodução e representa a sexualidade e a criatividade. Seu mantra é VAM.
- Chakra umbilical: localizado próximo ao estômago. Traduz o elemento fogo, a digestão (física e espiritual) e representa o poder pessoal. Seu mantra é RAM.
- Chakra cardíaco: localizado na região do coração. Traduz o elemento ar e a circulação (física e energética), e representa o amor incondicional (perdão). Seu mantra é YAN.
- Chakra laríngeo: localizado na região da laringe. Traduz o elemento éter e representa a expressão, a comunicação e a liberação. Seu mantra é HAM.
- Chakra frontal (também conhecido como Terceiro Olho): localizado um pouco acima da região entre as sobrancelhas. Não traduz nenhum elemento e representa a visão e a consciência. Seu mantra é
o famosoOOOMMM… (mas, precisamente, os primeiros OOO). - Chakra coronário: localizado na região central, no topo da cabeça (e acima dela). Também não traduz nenhum elemento, e representa a conexão com o Universo e a espiritualidade. Seu mantra também é OOOMMM…, mas focando no últimos MMM (você começa o mantra no sexto Chacka e finaliza no sétimo).

Detalhe: quando tatuei os Chakras, meu conhecimento era ínfimo quando comparado ao poder recém descoberto deles por mim nesse curso. Simplesmente encantada e feliz por tê-los fixos em meu corpo.
O curso de Iniciação ao Tantra
Como o próprio nome já diz, o curso é uma iniciação. Ou seja, bem básico quando comparado à tudo que o Tantra tem para oferecer.
Mas é uma boa “degustação”, por assim dizer, e apresenta um mundo de possibilidades e quebras de tabu na quais eu (e, tenho certeza, MUITAS outras pessoas) foram criados.
A sexualidade é tratar com louvor, honra e muito carinho. É algo sagrado e não pecaminoso, como somos levados à crer.
A mulher é uma Deusa poderosa, capaz de curar. Assim como o homem é um Deus que traduz a verdadeira masculinidade.
Não há preconceitos, julgamentos ou vergonha. Há amor, respeito e energia, além de uma conexão profunda consigo mesmo, com as pessoas que compõem seu grupo e com o Universo. Foi uma experiência linda que abriu portas para um conhecimento ainda oculto para mim.
Admito que minha ideia o Tantra era baseada apenas no Finch (aka Cagão), de American Pie. Mas isso mudou ao compreender todas as possibilidades que o Tantra traz para a nossa vida.
O curso teve início na sexta-feira à noite, terminando no domingo, às 18h30. Foram pouco mais de 2 dias intensos, que deixaram um sabor de “quero mais”, uma sede por conhecimento, sabe?!

E agora, vai praticar o Tantra?
Sim, quero muito. As práticas ensinadas (algumas similares ao Yoga, uma vez que ambas têm a mesma origem), bem como as meditações são fáceis de serem introduzidas em minha rotina diária (assim como a de qualquer pessoa).
Mas pretendo me aprofundar. Fazer mais um curso e, dessa vez, levar o maridão.
João não animou fazer esse curso comigo, o que prejudicou um pouco a minha experiência. Mas na próxima ele vai, com certeza.
O instrutor, Ronald, é um fofo. E, caso queira conhecer mais seu trabalho, é só acessar o site dele: Amrita Tantra.
Vou deixar um vídeo dele aqui também, caso você tenha ficado curiosx.
Imagens: Acervo pessoal e Google
Vídeo: Youtube
arrazou
CurtirCurtir
arrasou. hehe
CurtirCurtido por 1 pessoa