Cinema em Casa · Desafio 1001 Filmes

2001: Uma Odisseia no Espaço – Desafio 1001 Filmes

2001 uma odisseia no espaco - poster

Sim! Voltamos com mais um post do Desafio 1001 Filmes!

Hoje comentamos o inovador (pelo menos, para a época) 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.

Resumo da maior odisseia espacial

2001 uma odisseia no espaco - 7

Um artefato de evidente origem extraterrestre detona e monitora estágios cruciais na jornada do homem, de macaco até explorador da estrelas. No alvorecer da idade do homem, um misterioso monólito é o catalisador de um salto evolucionário entre os primatas, de coletores e necrófagos a caçadores armados e assassinos.

Milênios mais tarde, um monólito descoberto por geólogos em serviço na Lua emite alarmantes sinais de ondas curtas na direção de Júpiter. Uma expedição para investigar (comandada de forma impassível por Keir O’Sullea e Gary Lockwood enquanto os especialistas dormem em animação suspensa) é sabotada pelo computador da espaçonave Discovery, HAL, que está psicologicamente perturbado.

Bowman (Dullea), os astronauta sobrevivente, atravessa um portal “cheio de estrelas” através do tempo e do espaço, para envelhecer, morrer e renascer em uma nova fase da existência.

Fonte: 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer

2001 uma odisseia no espaco - 6

O filme 2001 e sua incansável (ou cansável) odisseia

Vamos falar bem sério? O que você entende quando lê esse resumo? Eu, que assisti o filme, fico MUITO confusa.

Então, é esse sentimento de confusão que fica em você durante os 141 minutos da controversa película de 1968.

Não nos leve a mal, João e eu gostamos muito do trabalho do Kubrick. Só que ficamos relativamente perdidos nessa história.

Nossas impressões

Bem, para começar, dar esse salto monumental de macacos para exploradores espaciais foi uma forçação de barra. A gente compreendeu a intenção, de apresentar a grande evolução dos primatas em homens mega inteligentes.

2001 uma odisseia no espaco - 32001 uma odisseia no espaco - 2

Estamos lá, curtindo a vibe dos macacos e, de repente, ao som de uma estrondosa música clássica (que amo, por sinal), passamos para o espaço.

2001-Satélite-Osso

Uma pausa para um amorzinho do filme: as cenas do espaço, acompanhadas por músicas clássicas, foram algumas das imagens mais lindas que já vimos. Nunca imaginamos que esse tipo de música casaria perfeitamente com atividades espaciais. É, simplesmente, maravilhoso. ❤

2001 uma odisseia no espaco - 5

Passamos para o clima espaço e tradicional da ficção científica. Arquitetura minimalista e roupas futurísticas compõem o quadro. Um trabalho primoroso de direção de artes e efeitos visuais (este último, rendeu um Oscar).

2001 uma odisseia no espaco - 52001 uma odisseia no espaco - 1

Porém, a narrativa não prende o espectador, sendo falha e mal resolvida. Tudo fica meio que no ar, sabe?!

2001 uma odisseia no espaco - 4

Para nós, tudo podia ter se resumido à expedição à Júpiter e ao estranho e conturbado relacionamento entre homem e máquina. Inclusive, a “atuação” de HAL, o super computador, é uma das melhores (sem ser debochada, na real). Essas interações são as mais legais e foi, durante as mais de 2 horas de filme, que fizeram sentido.

2001 uma odisseia no espaco - hal 9000

Para os apaixonados por ficção científica, é imprescindível assisti-lo, uma vez que em seu ano de lançamento, ele saiu do óbvio do gênero e apresentou novas formas de trabalhá-lo.

Outra boa razão para assisti-lo é que, bem, é do Kubrick. 😉

Detalhe: por ser mega fã de Star Trek, vi várias referências da série clássica no filme. Coincidências ou não, fiquei mais à vontade com as tecnologias apresentadas no longa. Já o João, achou que o Interestelar, do Nolan, se inspirou nesse filme.

Trailer

Imagens: Reprodução / Google
Trailer: Youtube

autora-diana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s