Da Série #ManiacosPorSérie

The Good Place

good-place poster

Eu não sei de você, mas adoro quando alguma obra (música, série, filme, livro) dá um tapa na cara da sociedade com críticas inteligentes e divertidas.

Me apaixonei por este estilo quando li O Guia do Mochileiro das Galáxias

O post de hoje é para você, que assim como eu, curte esse tipo de narrativa. É um prazer apresentar: The Good Place.

A série The Good Place

Lançada em 2016 pela rede de TV norte-americana NBC, The Good Place (O Lugar Bom) narra a história de Eleanor Shellstrop – uma mulher comum que, na “vida após a morte” é levada para o “lugar bom”. MAS, ela é enviada para lá por engano, pois o lugar dela era, definitivamente, no “lugar ruim”.

The Good Place - Season 1
THE GOOD PLACE — “Mindy St. Claire” Episode 112 — Pictured: Kristen Bell as Eleanor Shellstrop — (Photo by: Vivian Zink/NBC)

A jornada de Eleanor é, basicamente, descobrir como ela pode ficar no lugar bom: o que fazer, o que dizer, como agir, como ser uma pessoa boa.

Comecei a assistir à série totalmente sem expectativas, por indicação do meu amigo Rafa2. E que agradável surpresa…

Diálogos leves, divertidos e com o toque certo de humor ácido (como eu gosto). Cenários bem coloridos, atores sensacionais, episódios curtos (22 minutos cada) e aquele “gostinho de quero mais” a cada cena, a cada plot twist.

Ah! Temos também o melhor arquiteto do universo, chamado Michael (isso mesmo, nome de anjo… que coisa não!? Rsrsrs…) e a Janet (simplesmente a melhor “alguma coisa” do universo – entendedores entenderão).

Resumindo: é uma delicinha de assistir!

Mais informações, é só clicar aqui.

As críticas escancaradas de The Good Place

O que é mais incrível na série, são as críticas à nossa sociedade, ao nosso modo de vida e ao que acreditamos ser certo ou errado.

Temos clichês escancarados, como a obrigatoriedade da diversidade cultural nas obras (outros filmes já debocharam disso, falando da “cota” necessária de outras etnias). Aqui, os quatro personagens principais se dividem em: uma caucasiana loira medíocre, um afro descendente direto de Senegal super inteligente, uma indiana maravilhosa (estilo Bollywood) criada em Londres e um asiático (SPOILERnascido nos EUA cujo sonho é ser um DJ famoso).

the-good-place - season 1

Fala sério, só aí já é um tapa na sua face! Rsrsrsrs…

Passemos para o próximo tópico: as interações entre seres humanos.

Interagimos com o outro por interesse. Simples assim.

CLARO que não é todo mundo. Mas lembre-se que estamos falando de críticas à sociedade.

Temos também o fato indecisão: hoje, são tantas as opções e informações que nos são apresentadas que ficamos no limbo, perdidos, sem atitude, sem escolher, dependendo de terceiros para isso.

chidi indeciso

Outra crítica fantástica é sobre as pontuações de ações boas e ruins na terra. São pontuações, notas que definem se você vai para o lugar bom ou o lugar ruim. Isso é um ataque direto ao modelo educacional da maior parte das escolas no mundo (ouso dizer).

Trago também aqui o uso ilimitado dos palavrões (me inclui nessa, rsrsrsrs…), o estereótipo de beleza e de bondade, a casa ideal, o status desejado, a malandragem, a reputação, a promoção no trabalho, a inovação (tão exigida hoje no meio corporativo) e por aí vai…

not a person

Enfim, é muita crítica direta e, óbvio, subliminar ali. Pensa em como nossa sociedade é hipócrita… tem MUITA matéria prima ainda para os roteiristas.

Se essa é a sua praia, tire um tempinho e assista. Acredito, de verdade, que não irá se arrepender. As duas primeiras temporadas completas estão disponíveis na Netflix e a 3ª está em andamento, sendo lançado um episódio por semana na Netflix e a NBC.

Trailer

 

Imagens: Reprodução/Google
Trailer: Youtube

autora-diana

Um comentário em “The Good Place

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s