Da Série #Viagens

Viva Conosco na Colômbia: Cartagena

E seguimos com nossa viagem pela Colômbia!

Saímos de Bogotá na quarta-feira pela manhã, rumo à Cartagena das Índias.

Estávamos ansiosos, pois conheceríamos um pedacinho do Caribe! Pensa!!!! O_O

1º dia em Cartagena

Assim que chegamos na cidade, fomos direto para o hotel com um objeto: trocar de roupa. Imagine, saímos de um frio de 14º e chegamos em um calor de 32º.

Saindo do hotel, paramos para almoçar e decidir o que faríamos naquele dia.

Definimos que nesse primeiro momento sairíamos para fazer um “reconhecimento do território”, explorar as ruas, ver restaurantes, lojinhas, pegar “as manhas” de fugir dos ambulantes, comparar preços e tal.

Claro que escolhemos o PIOR horário da vida para fazer isso. Após o meio-dia, é praticamente suicídio sair para passear na cidade (o que descobrimos na pele), devido ao calor e umidade excessivas, deixando você com um mal estar constante.

Enfim, vencemos e decidimos aproveitar já de cara a oportunidade de presenciar um espetáculo da natureza no Café del Mar: o pôr do sol.

Pensa numa coisa linda, hipnotizante. Foi isso… que sorte viu!? Poder viver isso. Simplesmente lindo.

Saímos deslumbrados de volta ao hotel, acordados em sair à noite para comermos algo e decididos a conhecer uma das ilhas no dia seguinte.

Assim encerramos nossa chegada à Cartagena.

2º dia em Cartagena

Islas Del Rosário – Cocoliso

Nosso segundo dia começou cedinho e com o coração ansioso… finalmente, naquele calorão, iríamos para a praia. Ahhhh… que delícia! Mirian é piolho de praia, mas João e eu não víamos o mar já fazia 2 anos, então pode imaginar como estávamos.

Partimos do porto de Cartagena por volta das 08h30min e navegamos de lanchar por 50min até chegarmos ao resort Cocoliso, parte do complexo de ilhas que compõem as Islas Del Rosário.

“O Islas del Rosario, também conhecido como Corales Islas del Rosario, é um arquipélago localizado na costa da Colômbia, a aproximadamente 100 quilômetros de Cartagena. É um dos 46 Parques Nacionais Naturais da Colômbia”. Fonte: Wikipédia.

Uma estrutura muito boa, porém sem areia… isso mesmo, no hotel você fica em um deque e já pula no mar. Nós até descolamos um “guia ilegal” na ilha para nos levar a algum ponto que tivesse uma areia e conseguimos algo “mais ou menos” assim, rsrsrs… era, literalmente, um pedacinho de nada. Rimos horrores, mas aproveitamos muito esse cantinho só nosso…

A água… ai meu Deus a água… límpida e quentinha. Que coisa maravilhosa! Estávamos nadando no Oceano Pacífico. Incrível, sério, experiência linda para a vida toda.

O passeio incluía o almoço: peixe frito, arroz de coco (que eu gostei muito, João e Mirian nem tanto, rsrsrs), salada, pantacones (banana amassada e frita) e um suquinho. Simples, mas bem gostosinho.

Ficamos na ilha até às 15h, quando partimos de volta à cidade.

Castillo de San Felipe de Barajas

Chegando ao porto, decidimos ir para o hotel dar aquela refrescada e limpar o sal do corpo para irmos visitar o Castillo de San Felipe de Barajas.

“O Castelo de San Felipe de Barajas é a maior obra militar espanhola no Novo Mundo, situado em Cartagena das Índias, na Colômbia. Era um dos maiores pontos de defesa do Vice-Reino de Nova Granada e teve papel importante em várias guerras, em especial, na Guerra da orelha de Jenkins. Atualmente, serve como ponto turístico da cidade, tendo em sua entrada uma estátua do militar espanhol Blas de Lezo, que defendeu o castelo durante o Sítio de Cartagena de Índias.” Fonte: Wikipédia

O lugar é muito legal! Para chegar no topo você sobe algumas ladeiras básicas, mas é recompensado por uma vista de tirar o fôlego.

Como fomos no final do dia, estava relativamente mais fresco e pudemos aproveitar bastante o passeio.

Uma coisa legal é que dentro do castelo tem várias “passagens secretas”, corredores estreitos e caminhos que você nem sabe onde vai parar. E, claro, é um lugar que garante uma sessão de fotos mára! Rsrsrsr…

Saímos de lá e fomos passear no Getsemaní, o antigo bairro dos escravos que hoje é o pólo da vida noturna em Cartagena.

Ficamos em um restaurante gracinha, com boa comida (e mais barata que em outros lugares) onde curtimos um show de salsa ao vivo. Fomos embora por volta das 22h, pois no dia seguinte conheceríamos outra ilha.

3º dia em Cartagena

Islas del Rosário – Bendita Beach

Mais um dia acordando cedo para curtir praia, sol e mar.

cafe da manha no hotel

Ficamos meio tristes ao ver que amanheceu chovendo, mas, como diz o ditado: somos brasileiros e não desistimos. Hehehe…

Partimos para o porto com o destino definido: Bendita Beach, mais uma ilha que faz parte do conjunto Islas del Rosário.

A chuva estava bem fina, mas nem por isso o clima estava menos quente.

O trajeto de lancha até a ilha durou 1h e quando chegamos à Bendita Beach, nossa… Que visão deslumbrante! Praticamente isolada, inabitada, pequena (você pode dar a volta na ilha a pé), lindo… e, o melhor, com MUITA areia.

Ficamos o tempo todo (tirando quando fomos almoçar – mesmo prato servido na outra ilha, por sinal, mas bem mais gostoso) sentados naquela água quentinha, transparente, com os peixinhos nadando em volta de nós. Que sensação, que conexão com a natureza, que plenitude. Definitivamente, um dos pontos altos da viagem foi conhecer esse lugar.

Voltamos à cidade depois das 15h e já fomos direto ao hotel descansar para sairmos novamente em direção ao Getsemaní e jantarmos – fechando a noite de forma leve e gostosa.

4º dia em Cartagena

Acordamos no sábado com aquela dorzinha no peito: seriam nossas últimas 24h em Cartagena.

Foi mais um dia de exploração pela cidade, mas fotos lindas, mais calor e mais risos.

Passeamos bastante e depois ficamos na piscina do hotel, descansando.

À noite choveu bem, por isso saímos rapidinho, só para pegar algo para comer, e voltarmos ao hotel.

5º dia em Cartagena – a despedida

Tiramos as últimas horas na cidade para conhecermos o Getsemaní de dia – até então, tínhamos ido ao bairro só à noite.

Passeamos bastante pelas ruas ainda molhadas da chuva e tentamos gravar cada detalhe desse lugar que parece saído de um filme.

Voltamos ao hotel para o check out e nos despedimos, não só de Cartagena, mas da Colômbia.

É importante saber…

  1. Assim como em Bogotá, fomos surpreendidos pelos valores em Cartagena. É tudo muito caro mesmo! Por isso, mais uma vez, vá preparado.
  2. A cidade é muito quente, sério. Não é exagero. Pegamos 35º, com sensação térmica de quase 40º. Por isso, lembre-se de levar roupas frescas e confortáveis, caprichar no protetor solar, usar óculos escuros, usar chapéu e focar na hidratação constante.
  3. Passear na cidade entre 12h e 16h é para os fortes. Nesse horário, você quase não encontra sombra pela cidade e você fica à mercê do sol rachando (essa dica vale também para o passeio no Castillo de San Felipe).
  4. São vendidos passeios às ilhas por toda a cidade e também nos hotéis, mas achamos mais fácil adquiri-los diretamente no porto.
  5. Já leve de casa um chapéu (qualquer chapéu). São 2 motivos para isso: 1) o sol é muito quente e queima a cabeça, o chapéu é uma ótima proteção; 2) se você aparecer na rua sem chapéu, chegarão 500 ambulantes do seu lado querendo vender a preços exorbitantes o famigerado item.
  6. Ainda falando de ambulantes: eles são bem insistentes e, muitas vezes, inconvenientes. Por isso, já vá sabendo disso e preparado para fizer “não” em diferentes línguas,
  7. Apesar de parecer muito segura, é sempre bom estar atento. Por isso, não dê mole (pense que você está no centro do RJ quando estiver passeando por lá), especialmente à noite. Além disso, o tráfico ainda é comum, principalmente no point da galera, o Getsemaní.
  8. Faça um passeio de chiva! Infelizmente não fizemos, pois o João não estava se sentindo muito bem, mas todos dizem que é MUITO legal, mega divertido e que gera recordações hilárias.
  9. E lembre-se de aproveitar cada segundo do seu dia! Afinal de contas, nunca se sabe quando será possível voltar…

Esse foi o Viva Conosco na Colômbia… já estamos frenéticos definindo qual o próximo destino. Você tem alguma sugestão?

autora-diana

 

 

2 comentários em “Viva Conosco na Colômbia: Cartagena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s