Cinema em Casa · Desafio 1001 Filmes

Era Uma Vez na América – Desafio 1001 Filmes

O post de hoje é sobre o fatídico filme com 3 horas e 49 minutos (isso, mesmo QUASE 4h) de duração do diretor Sergio Leone.

Era Uma Vez na América surge como uma versão atual do icônico filme do mesmo diretor, Era Uma Vez no Oeste (já comentamos sobre ele, e você pode conferir clicando aqui).

era uma vez na america - capa

O filme Era Uma Vez na América

Sergio Leone é um diretor que nos encantou com Era Uma Vez no Oeste e Três Homens em Conflito. Por isso, quando vimos que mais uma de suas obras fazia parte do Desafio 1001 Filmes, já nos empolgamos.

Lançado em 1984, o filme narra a história de dois amigos inseparáveis desde a infância e que crescem cometendo crimes e se tornando os chefões da máfia no bairro. Até que, a grandeza de um começa a “atrapalhar” a do outro e eles se tornam inimigos.

era uma vez na america - cena 2

A sinopse do Adoro Cinema é um pouco mais completinha (abaixo), mas resumindo é isso mesmo.

era uma vez na america - posterNa década de 20, David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods), dois amigos de descendência judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, Nova York. Gradualmente estes crimes assumem proporções maiores e a Máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais. Esta saga percorre desde seus dias de infância, atravessa o apogeu durante a Lei Seca e retrata o reencontro deles após 35 anos.

A famosa “parte técnica”

Um filme que tem seus personagens principais encarnados por Robert De Niro e James Woods dificilmente terá atuações ruins ou medianas. Ambos dão um show durante toda a narrativa, apresentando com maestria a evolução de cada personagem ao longo do tempo.

era uma vez na america - personagens principais

A fotografia e a direção de arte são impecáveis. O filme é dividido em 3 períodos diferentes e cada um é representado de forma fiel aos anos e realidades do local. O filme é realmente bonito de ser ver (algumas cenas parecem pinturas ou fotografias da época).

Mais uma vez a música ficou por conta do fantástico Ennio Morricone (sério, esse cara NUNCA decepciona, é chocante…).

Nossa opinião

Era Uma Vez na América tinha tudo para ser um daqueles filmes que iríamos amar… MAS, ele é MUITOOOOOO grande.

A história é bem legal, bem como tudo que falamos em questões técnicas. Mas, na real, poderiam ter eliminado, PELO MENOS, 1 hora de filme. Tranquilamente… Algumas vezes demos uma “viajada” durante o longa e foi necessário voltar um pouquinho para compreender o que é que estava acontecendo.

A duração do filme foi o que prejudicou nossa experiência. É um filme que, apesar de ter crimes, máfia etc. é bem parado e fica cansativo.

Ao final das 3 horas e 49 minutos, o que ficou foi uma sensação de frustração, pois nossa expectativa era gigante. 😦

Obs.: vale a pena assistir só por ser um dos grandes clássicos do cinema.

Trailer

 

Imagens: Reprodução/Google

autora-diana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s