Cinema em Casa · Desafio 1001 Filmes

Quando os Homens São Homens – Desafio 1001 Filmes

Ainda estamos meio que na vibe do Sergio Leone, mas o outro filme dele do desafio tem quase 4 horas de duração e deu uma certa preguicinha assistir…

Então, de forma aleatória, caímos nesta obra da qual nunca ouvimos falar: Quando os Homens São Homens (McCabe & Mrs. Miller).

quando os homens sao homens - capa

O filme Quando os Homens São Homens

Mais um filme de faroeste norte-americano que entra no Desafio 1001 Filmes, mas, dessa vez, o progresso chega matando o Oeste antigo e apresenta a dor do capitalismo no início dos anos 1900.

Segue sinopse do Adoro Cinema:

SELF McCabe 2No início do século XX John McCabe (Warren Beatty), homem de passado misterioso, vai até um remoto povoado do oeste americano para montar o primeiro prostíbulo da comunidade. Inicialmente pensa em algo simples, mas então aparece a cafetina Constance Miller (Julie Christie) e o convence a adotar o luxo. McCabe entra com o dinheiro e ela com a experiência em administração, mas logo o sucesso do empreendimento chama a atenção de forasteiros.

A famosa “parte técnica”

Lançado em 1971, com direção de Robert Altman, fotografia de Vilmos Zsigmond e música de Leonard Cohen, Quando os Homens São Homens nos apresenta uma atmosfera super densa, pesada até mesmo para nossos olhos. O trio consegue fazer o espectador sentir toda a pressão, o frio e as emoções dos personagens na tela.

A fotografia superexposta, cria uma densa névoa que fica suspensa sobre a imagem e que chega a incomodar, algumas vezes. Apesar disso, é inegável o quanto a mesma é bonita.

quando os homens sao homens - cidade

As atuações de Warren Beatty e Julie Christie são ótimas, assim como a dinâmica entre seus personagens da tela. Julie chegou a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1972 por essa obra.

A música Folk de Cohen é simplesmente maravilhosa e foi o que mais nos encantou durante as 2 horas do filme.

Nossa opinião

Agora, apesar de toda a parte técnica ser bem interessante e extremamente bem feita, Quando os Homens São Homens não nos agradou. Achamos a narrativa meio arrastada e que muitas vezes perde o espectador “no meio do caminho”.

Também tivemos a sensação de “cenas bagunçadas” algumas vezes, como se tivessem muitos elementos ao mesmo tempo na tela e nos fizesse perder a atenção do que é o principal.

quando os homens sao homens - mccabe de casaco de pele

Infelizmente, esse foi o 1º longa-metragem do Desafio 1001 Filmes que não curtimos. Mas, para ele estar listado lá, é porque causou uma boa impressão, né!? Por isso, seguindo as indicações do meu professor de crítica de cinema na faculdade: para podermos opinar, temos que assistir.

Detalhe: ainda estamos perdidos na sequência final…

Trailer

Imagens: Reprodução/Google

autora-diana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s