Se você mora sozinho(a), já deve ter percebido o quanto é complicado manter uma alimentação adequada ao longo dos dias e acaba contando sempre com aquele almoço gostoso na casa dos pais nos fins de semana.
João e eu estávamos bem assim… durante esses 3 anos de casados, preparávamos as refeições em casa esporadicamente e sempre contávamos com a comidinha da minha mamis aos sábados.
Mas, vamos ser honestos, não dá para seguir assim a vida toda, não é!? Haja saúde que aguente…
A ideia de organizar o cardápio da semana
Pois bem, assistindo ao nosso casal favorito do Youtube (Nilce e Leon, do Cadê a Chave) tivemos a ideia de seguirmos o exemplo deles e organizar nossas refeições por semana, uma vez que eu levo marmitinha todo dia para o trabalho e o João tem o hábito de jantar.
Vídeo inspiração:
Pensamos assim: “Pôxa, temos vários livros de receitas, fora a imensa disponibilidade na internet, e bons supermercados próximos de casa. Por que não selecionar duas receitas por semana e já deixar tudo preparadinho?”
Aí começou nossa saga alimentícia…
Experimentações
Começamos nossa jornada alimentícia neste mês de maio e buscamos, principalmente, receitas simples, com diversos grupos nutricionais e que sejam deliciosas.
Nossas principais fontes de inspiração são os livros do Jamie Oliver (A América de Jamie Oliver e A Itália de Jamie), um livro charmosinho chamado Cozinha Rápida – Pratos Saudáveis, o primeiro volume de Bela Cozinha (sim, aquela Bela Gil que apresenta um programa na GNT) e, por fim, o blog mais fofo chamado Technicolor Kitchen.
Até o momento, fizemos os seguintes pratos:
- Gratinado de Abóbora, Brócolis e Cogumelos;
- Carne ao estilo Caçador (adaptei, utilizando filé mignon ao invés de vitela);
- Fritada de Camarões (adaptados com camarões pequenininhos – os outros são MUITO caros);
- Macarrão com molho de almôndegas (união dessas duas receitas aqui e aqui);
- Coxas de frango assadas com molho de laranja.
Em todas as receitas, foi necessário algum tipo de adaptação/modificação, com base na disponibilidade dos ingredientes e dos valores também (uma peça de vitela era R$78,00 O_O).
Também fizemos algumas variações de arroz para acompanhar os pratos e saladas.
Até o momento, tem dado certo. Estamos torcendo e nos esforçando para incluir esses preparos em nossa rotina.
Para acompanhar essa saga, curta nosso Instagram… sempre compartilhamos os pratos nos stories. 😉