Cinema em Casa

Os Melhores Filmes de 2017

Olá! Mantendo a tradição desde que inauguramos o blog, voltamos com mais uma seleção dos melhores filmes do ano.

Esta é uma lista singela, que tem como base, única e exclusivamente, nosso gosto audiovisual, não nos prendendo apenas em questões técnicas, como roteiro, atuações, fotografia, direção, etc. Por isso, sinta-se a vontade para concordar ou discordar de qualquer colocação que fizermos por aqui…

Ah! Se quiser conferir mais uma retrospectiva cinematográfica, nosso amigo Viajento fez uma bem polêmica e você pode dar uma espiada clicando aqui.

Então, vamos lá…

Fragmentado (Slipt | Direção: M. Night Shyamalan)

Split-Movie-PosterKevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar. (Fonte: Filmow)

cena filme split

Fragmentado é um suspense alucinante, com a atuação brilhante de James McAvoy. O ator vai de uma personalidade à outra com desenvoltura e convence o espectador que realmente é outra pessoa.

Ficamos tensos do início ao fim, presos à histórias e intrigados em saber como o sequestro iria terminas. Além disso, após um final surpreendente, ficamos encantados em saber que esta obra é uma continuação de outra igualmente genial de Shyamalan – Corpo Fechado.

Também ficamos felizes que, após algum tempo fazendo apenas filmes mediados/ruins, o diretor voltou a fazer algo impressionante.

Logan (Logan | Direção: James Mangold)

logan movie posterEm um futuro próximo, um cansado Logan cuida do doente Professor Xavier em um esconderijo na fronteira mexicana. Mas as tentativas de Logan de se esconder do mundo e de seu legado são interrompidas com a chegada de uma jovem mutante, perseguida por forças sombrias. (Fonte: Filmow)

João e eu somos fãs de carteirinha dos X-Men: assistíamos aos desenhos que passavam na globo, procuramos saber das séries de TV e, claro, vimos todos os filmes. Ok que eles nem sempre são lá grande coisa, mas assistimos mesmo assim…

cena filme logan

Pois bem, Logan veio como uma rajada de ar em um ambiente claustrofóbico. O filme é incrível, foge dos padrões e clichês dos filmes de heróis (que estão mega na moda há uns 3 anos já) e apresenta os grandes protagonistas dos X-Men – Prof. X e Wolverine – frágeis, velhos, cansados, normais

Como uma trilha sonora e fotografia de tirar o fôlego, com um clima meio que de faroeste, a história emociona. Traz Logan nas figuras de filho cuidado e pai protetor ao mesmo tempo. Torna humano um personagem que, até então, era apresentado como um mero animal.

Simplesmente fantástico…

Star Wars: Os Últimos Jedi (Star Wars: The Last Jedi| Direção: Rian Johnson)

the-last-jedi-posterRey desenvolve suas habilidades recém-descobertas com a orientação de Luke Skywalker, que está incomodado com a força de seus poderes. Enquanto isso, a Resistência se prepara para a batalha com a Primeira Ordem. (Fonte: IMDB)

 

Checando as últimas duas listas de “melhores filmes do ano”, percebi um detalhe: sempre mencionamos algum filme da saga Star Wars. Bem, o que posso dizer? Rsrsrs… Por mais estranho que possa parecer, não somos aqueles fãs fanáticos que sabem as falas de cor, assistiram à todas as séries animadas e lemos os romances. Apenas apreciamos um bom filme, o que vem ao caso de ser todos, até agora, dessa nova fase da saga…

cena filme star wars

Os últimos Jedi nos impressionou por seu dinamismo e pela necessidade de “deixar o passado para trás”, não se esquecendo dele, mas respeitando-o e abrindo as portas para o novo.

Com alguns plot twists chocantes, outras cenas emocionantes (quase chorei algumas vezes), ação, girl power, porgs ( 🙂 ) e frames de tirar o fôlego (palmas para direção e fotografia), saímos bem felizes do cinema.

O filme é perfeito? Absolutamente não. Com várias “brechas” no roteiro, ainda muitas perguntas sem respostas, um vilão cuja origem está perdida no limbo e uma insistência em “ensinar lições de vida”, o filme tem suas falhas. Mas, o que queremos mostrar aqui é que, o filme é MUITO BOM, apesar disso tudo.

Se você curte ficção científica, naves espaciais, batalhas, cenas maravilhosas e boas risadas, provavelmente vai curtir esse filme.

Nosso amigo Pedro também trouxe suas percepções sobre o filme em seu blog O Crepúsculo e você pode conferir o texto clicando aqui.

O Rei do Show (The Greatest Showman| Direção: Michael Gracey)

The-Greatest-Showman-movie posterUm filme que comemora o nascimento do show business e conta um visionário que surgiu do nada para criar um espetáculo que se tornou uma sensação mundial. (Fonte: IMDB)

Sabe quando você assiste aquele filme que te deixa feliz? Simples e puramente feliz? Em um estado de plenitude e satisfação consigo mesmo? Pois é, foi com essa sensação que deixamos ao cinema ao assistir O Rei do Show.

cena o rei do show

O musical encanta pelas belas atuações, por músicas emocionantes, que tocam a alma, por um enredo que envolve e uma história de luta, aprendizado e sucesso.

Hugh Jackman está fantástico! Em plena forma, o ator canta e dança com maestria.  

Zac Efron também não fica para trás e mostra que, além de um “rostinho bonito” pode atuar, sim…

Zendaya é uma verdadeira revelação: canta, dança e atua de forma belíssima.

Keala Settle emociona a cada cena que aparece. “This is me” é uma das melhores canções de todo o filme e traz uma reflexão profunda sobre quem nós realmente somos.

Resumindo: o filme é lindo, envolvente, vibrante e maravilhoso. O tipo de obra que te conquista e não te larga mais… Inclusive, já estamos doidos para assisti-lo novamente.

Curiosidade: a trilha musical foi composta pela mesma equipe de La La Land. Mas O Rei do Show é MUITO melhor… Heheheh…

Nota: também gostei de Blade Runner 2049, mas o João não achou lá essas coisas. Por isso, o cito aqui apenas para “não deixar passar em branco”… 🙂

Imagens: Reprodução (Google)

4 comentários em “Os Melhores Filmes de 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s