Devorando Livros!

Felicidade Crônica

Olá! Se você nos acompanha por aqui já reparou que um de nossos hobbies favoritos é a leitura.

Acreditamos que os livros nos permitem viajar sem sair do lugar, nos fazem pensar em outras possibilidades e conhecer outras realidades. Além disso, a leitura melhora nosso raciocínio e o nosso vocabulário. Um lazer completo.

Na semana passada me deparei com uma feliz surpresa: o livro Felicidade Crônica, de Martha Medeiros. Ele estava lá, na biblioteca colaborativa da empresa onde trabalho – olhei para ele e pensei: “Ok, vou ler você..”. O que nos trouxe para o post de hoje.

Martha Medeiros

martha_medeiros

Já tinha ouvido falar em Martha Medeiros algumas vezes, mas nunca tive um real interesse em conhecer seus textos ou mesmo saber quem era ela.

Por isso, ao ficar frente a frente com suas criações, me surpreendi com o encantamento que me causaram.

A publicitária, que caiu de paraquedas no mundo das crônicas em grandes jornais, tem um estilo leve, pessoal e irreverente – fácil de conquistar o leitor e o transportar para situações similares às descritas por Martha.

Hoje, ela se dedica full time à escrita, tendo abandonado de vez a carreira em publicidade e propaganda. E ainda bem! Pois, dessa forma, temos acesso contínuo aos seus bem humorados textos.

Felicidade Crônica

A resenha oficial divulgada é:

felicidade_cronica“Todas as pessoas querem deixar alguns vestígios para a posteridade. Deixar alguma marca. É a velha história do livro, do filho e da árvore, o trio que supostamente nos imortaliza. Porém filhos somem no mundo, árvores são cortadas, livros mofam em sebos. A única coisa que nos imortaliza – mesmo – é a memória de quem amou a gente. (Trecho da crônica “O sentido da vida”) Amor, paixão, desejo, traição, separação. Martha Medeiros, uma das cronistas mais lidas do país, sempre foi uma excepcional observadora desses ambíguos sentimentos que pontuam a experiência humana. A presente antologia reúne os melhores textos de seus 20 anos de carreira sobre Amor e dor, Sexo e Homens, mulheres e assemelhados – e renova nossa disposição para amar e ser amado.”

Fonte: Amazon

A minha percepção:

Relatos apaixonados de como coisas simples fazem a diferença entre uma vida feliz e plena e uma bad vibes total.

Composto por crônicas de duas a três páginas, a autora divide este livro em quatro partes:

  1. Curtir a Vida: aqui, Martha nos pede atenção à pequenos detalhes do cotidiano que podem gerar aquela felicidade que tanto buscamos. Seja ao ler um livro, ver um filme ou ficar parado no meio da rua observando uma neve de isopor.
  2. Amor Próprio: nestas páginas, a autora ressalta a importância de amarmos à nós mesmos e como esse amor interfere em nossa felicidade.
  3. Família e Outros Afetos: a importância da família, o valor às nossas mães guerreiras (extraordinárias e/ou comuns) e aos nossos pais heróis, com direito à cartas aos sobrinhos de Martha e à emocionante história da publicitária mineira Chris Guerra.
  4. Viagens e Andanças: viajar é preciso. É o modo de renovarmos mente, corpo e espírito. É um jeito de sumirmos de nós mesmos e encontrarmos, mesmo que brevemente, a tão buscada felicidade.

A cada crônica, a cada página, a cada palavra, viajei e vivi junto com Martha suas histórias. Peguei para mim suas experiências e, inconscientemente, adicionei outras aos seus casos e reflexões. Intimamente, acredito que coloquei um pedacinho de mim naquelas páginas.

Foi uma “boa viagem” e, independente se crônicas são ou não seu estilo, sugiro dar oportunidade à Martha Medeiros e à sua Felicidade Crônica. Ao menos, irá garantir algumas boas risadas e, talvez, algumas pensamentos diferentes da rotina.

Como disse acima, foi uma boa surpresa. E, se você precisa ser surpreendido positivamente também, esse é o livro para você. Espero que goste da sugestão. 🙂

Curiosidade

Além de Felicidade Crônica, Martha escreveu Paixão Crônica e Liberdade Crônica. E, é claro, ambos entraram para minha lista de “Preciso Ler”. 😉

Imagens: Google Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s