Da Série #Museus

Belo Horizonte sob um novo olhar

Olá! Você curte fotografia? João e eu adoramos! Apesar de não sermos muito bons fotógrafos, achamos essa arte capaz de captar aquele momento único, que para olhares leigos passa despercebido, mas um sagaz fotógrafo consegue registrá-lo em filme.

Por gostar de fotos, imagina minha surpresa quando, ao chegar para meu encontro mensal do grupo de RH, me deparo com uma exposição de fotografias? “Como assim Diana?”, você pode me perguntar. Mas é que em junho, nos encontramos na Casa Fiat de Cultura e lá está uma exposição fotográfica em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte.

A Casa Fiat de Cultura

casa fiat de cultura

A Casa Fiat de Cultura é um espaço dedicado às artes, integrado ao conjunto arquitetônico do Palácio da Liberdade e o Circuito Liberdade, sempre oferecendo exposições, palestras, atividades educativas voltadas para a importância da cultura.

Sempre com programação gratuita, entre seus objetivos estão a valorização do patrimônio, a circulação dos bens culturais e a difusão das culturas brasileira e mundial.

Para saber mais sobre a casa, acesse o site clicado aqui.

Belo Horizonte sob um novo olhar

Este ano BH completa 120 anos de idade e, para iniciar as comemorações, a Casa Fiat de Cultura traz uma exposição multimídia do fotógrafo Sylvio Coutinho.

Ao visitar o espaço para apreciar a exposição temos a “oportunidade de apreciar 27 fotografias, 65 gravuras do multiartista, além de vídeos e réplicas em 3D de monumentos históricos de Belo Horizonte. A mostra, com entrada gratuita, também marcará o lançamento do livro de Sylvio, BH 120.”

A sensação ao visitar cada galeria é incrível. Sou nascida e criada em Belo Horizonte e nunca percebi detalhes e ângulos belos de monumentos e lugares, hoje tão comuns para mim.

Segundo a guia, Sylvio é um apaixonado por bicicletas e para captar a verdadeira essência da capital mineira, ele subiu em sua bike com a câmera no pescoço e rodou toda a cidade para garantir as melhores fotos. Claro que o resultado foi mágico. Conseguirmos captar não apenas as maravilhas da cidade como a alma do artista em cada clique. Fiquei, simplesmente, encantada.

bicicletafotos 1fotos 2fotos 3fotos 4fotos 5

Outra coisa que achei incrível, foi a mesa de objetos em 3D e áudio, dedicada à deficientes visuais. Aqui, as pessoas podem tocar nas principais obras arquitetônicas de Belo Horizonte e ouvir o próprio Sylvio descrevendo cada uma delas.

Uma experiência diferenciada, inclusiva, empática.

igrejinha da pampulha em 3dpirulito e prédio em 3d

Aqui, quis passar minhas impressões e sensações ao visitar as galerias. Mas, caso queira saber mais sobre a exposição e a curadoria, pode clicar aqui e ter uma visão mais completa. 😉

A Exposição

A exposição do Sylvio Coutinho estará aberta ao público, gratuitamente, até dia 30 de julho.

É um programa delicioso, que super indico. Pois, acabando de visitar as galerias, você pode passear pela Praça da Liberdade e tentar enxergar BH sob um novo olhar,

A Casa Fiat de Cultura está localizada na Praça da Liberdade, 10 – Funcionários e fica aberta de terça à sexta, de 10h às 21h, e sábado, domingo e feriado, de 10h às 18h.

sylvio coutinho mostra bh

2 comentários em “Belo Horizonte sob um novo olhar

  1. Que honra!
    procurando matérias na internet, cai neste blog e pude ler uma linda experiência pessoal sobre a minha exposição! Emocionante!!!!
    Muito obrigado pelas belas palavras!

    Sylvio Coutinho

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s