Cozinha Diana e João · Reflexões

A Felicidade e a Comida

Olá! Bem estranho o título desse post, não é mesmo? Mas, a verdade é que felicidade e comida, pelo menos para o João e para mim, estão diretamente relacionados.

Aí você pode pensar: “nossa, que mente obesa e pequena! Com tanta coisa no mundo para associar à felicidade, pensar logo em comida?”. Para nós, a resposta é sim! Rsrsrsrs…

E vou lhe dizer porque pensamos assim…

angry clockNos dias de hoje, a vida é extremamente corrida e mal temos tempo de sentar e apreciar uma bela refeição. Almoçamos em 15 min ou menos e nem pensamos nos alimentos que estamos consumindo, mentalizando apenas problemas a resolver, coisas a fazer e milhares de outros temas que não estão relacionados ao ato de almoçar em si. O mesmo vale para o café da manhã, momento de pensar no planejamento do dia, e para o jantar, ideal para repassar como foi o dia e o que ficou para o seguinte.

Sei que esse padrão não se encaixa para todo mundo, mas, a maioria das pessoas que conheço, se encaixam neste ciclo vicioso, o que é muito ruim. Tanto para a mente quanto para o corpo. Digo isso, porque eu costumava ser assim – e olha que sou uma fã de comer bem!

Mudei meu pensamento e uma atividade que já me era extremamente prazerosa, teve suas sensações ampliadas apenas nessa mudança de atitude: realmente perceber e sentir o que estou consumindo.

Se você acompanha o blog por aqui e pelas redes sociais, já deve ter percebido que João, nossos amigos e eu valorizamos muito o cardápio de nossas saídas e encontros, pois acreditamos ser essencial ter boa comida e boa companhia para tornar o “evento” perfeito (já comentamos um pouquinho aquiaqui e aqui e em vários outros posts relacionados à comida, na seção Restaurantes aqui do blog).

Todos nós nos arriscamos na cozinha para criar novos sabores ou reproduzir pratos de cozinheiros que apreciamos, sempre tendo em mente trazer, para todos que irão consumir aqueles alimentos, uma sensação de bem estar e alegria, tornando o momento de partilha ainda melhor.

O legal dos alimentos, além de serem nutritivos e essenciais para nossa sobrevivência, é que cada elemento que os compõem produzem sensações diferentes em nosso organismo. A comida também geram sentimentos distintos nas pessoas, pois podem trazer à tona lembranças boas, nostálgicas de um momento que foi bom.

Inclusive, esse tipo de alimento que nos remete à algo na memória já tem um conceito bastante divulgado e explorado por alguns nutricionistas, chamado COMFORT FOOD (ou Comida Afetiva). E nós entramos em contato com esse tipo de comida sem perceber! Sempre que falamos: “Nossa, essa sopa me faz pensar em quando era pequena e minha mãe cuidava de mim!” ou “Sempre que almoçava na casa da minha avó, a cozinha ficava com esse mesmo cheirinho…”. Quando consumimos esse tipo de alimento, temos breves períodos de alegria e felicidade, lembrando de coisas e momentos que nos eram caros, aconchegantes, que traziam bem estar.

comfort-food-and-emotional-eating

Mas então, voltando ao assunto, gostamos de apreciar cada refeição que fazemos. Seja um almoço simples na casa da minha mãe, seja um pacote de salgadinhos assistindo filme no sofá, seja um jantar diferente em um restaurante novo – gostamos de realmente saborear cada ingrediente!

E por sempre proporcionar ótimos momentos, associamos parte da nossa felicidade diária à comida! =)

Se você também que fugir do padrão do século XXI e apreciar cada mordida, indico o livro que me “mostrou o caminho” e que consulto sempre que estou me perdendo: Você tem fome de quê?, escrito pelo médico indiano Deepak Chopra, adepto à medicina holística e às práticas de ayurveda.

E aí, curtiu esse conteúdo? Deixe aqui nos comentários sua opinião sobre o assunto e se você, assim como nós, gosta de aproveitar uma boa refeição e boa companhia!

Imagens: Google Images

3 comentários em “A Felicidade e a Comida

  1. Pingback: Maio foi bem legal
  2. Pingback: Matando a saudade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s