Devorando Livros!

Descobrindo os Pontos Fortes

descubra seus pontos fortes

Olá! Voltamos com mais um post literário aqui no blog. Recentemente, conclui a leitura da obra “Descubra seus Pontos Fortes” – livro que servirá como ferramenta no Workshop de Carreira que estou participando (já comentei, brevemente, desse workshop aqui).

Descubra seus Pontos Fortes” é uma obra do Instituto Gallup – organização sediada nos Estados Unidos que a mais de 80 anos desenvolve pesquisas sobre o meio corporativo atuando, principalmente, em consultoria estratégica, desenvolvimento de lideranças e global analytics – e continuação do livro “Primeiro Quebre Todas as Regras”.

Do que se trata?

Como o próprio título já diz, o livro aborda a busca pelos pontos fortes das pessoas e defende o conceito de que cada indivíduo alcançará sucesso e satisfação pessoal no trabalho trabalhando em cima “do que ele é bom”, ao invés de focar no desenvolvimento dos pontos fracos, das “oportunidades de melhoria”.

O interessante é que ele segue um movimento contrário ao da sociedade em geral, que acredita que você precisa melhorar suas fraquezas e não ficar melhor ainda no que você já tem habilidades.

descubra seus pontos fortes premissas

Por que não focar nas fraquezas?

Os autores, Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, alegam que ao trabalhar e focar suas energias em suas falhas, a pessoa nunca será boa o suficiente naquela área, se tornando apenas medíocre, ou seja, terá habilidades medianas em comparação à outras pessoas que tenham talentos nessa área em questão.

Mas, se o indivíduo focar sua energia em desenvolver ainda mais seus talentos, conseguirá construir pontos fortes sólidos e se destacar através da utilização assertiva deles.

Por que o livro é legal?

Além de apresentar uma visão totalmente diferente no que estamos acostumados, ele traz um teste para você descobrir quais são seus talentos e quais as possibilidades de trabalhá-los adequadamente e transformá-los em verdadeiros pontos fortes. E ele mostra isso com o caso de pessoas reais, sejam elas famosas ou não.

O teste traz pouco mais de 100 pares de afirmativas, para você escolher aquela com a qual mais se identifica e, detalhe, você tem apenas 20 segundos para decidir (pressão? que isso, imagina! Rsrsrs…). As afirmativas são baseadas nos 34 temas de talentos mapeados pelo Gallup, após entrevistar mais de 2 milhões de profissionais ao redor do mundo.

Além disso, a obra traz dicas valiosas para as grandes corporações e líderes que desejem fazer uma gestão baseada nos talentos dos funcionários ao invés do desenvolvimento das fraquezas.

Impressões Finais

O livro é de fácil leitura e compreensão, além de trazer dicas práticas de aplicação dos conceitos nele abordados.

Fiquei impressionada e surpresa com o resultado do teste, que apresentou alguns talentos que, primeiramente, não sabia que eram talentos e, em segundo lugar, que eu os tinha.

O conteúdo é válido tanto no âmbito empresarial quanto no pessoal, contribuindo significativamente para o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

 

E você, já leu esse livro ou outra obra sobre pontos fortes? Comente conosco o que achou!

 

Imagens: Google Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s