Devorando Livros!

Novos interesses: Investimentos!

Olá pessoal! Como já falei várias vezes aqui no blog, 2016 tem sido um ano para buscar maior espiritualidade e expandir meus horizontes.

Minha leitura sobre autoconhecimento, meditação e criatividade está constante, mas decidi abrir mais um leque e matar uma curiosidade: como fazer investimentos ou, dito de outra forma, como os ricos são ricos! Rsrsrsrsrs…

Fui à uma palestra sobre “Saúde Financeira” neste ano e o tema despertou em mim uma vontade de aprender mais sobre esse assunto. Ao final da apresentação, o palestrante compartilhou alguns títulos, ideais para iniciantes no mundo dos investimentos, e eu, CLARO, anotei todos.

Então, aqui vai mais uma resenha literária para, quem sabe, despertar também em você essa curiosidade…

O livro que escolhi para “abrir minha mente” para os investimentos foi o best-seller Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter.

capa

O tema central da obra é apresentar uma nova forma de ver seu planejamento financeiro e buscar estratégias, aliada à inteligência financeira, para tornar-se rico e bem sucedido no mundo dos investimentos.

Ao começar a ler o livro fiquei realmente assustada! Isso porque é uma total quebra de paradigmas e crenças limitantes que nos foram impostos desde crianças, “traindo” a afirmação de nossos pais e das escolas de que “precisamos estudar muito para conseguir um ótimo emprego e ser reconhecido por isso”. Robert Kiyosaki apresenta uma alternativa para esse padrão: por que não, ao invés de estudar para ser empregado, ser o empregador? Por que não trabalhar competências para mudar a história de “trabalhar pelo dinheiro e fazê-lo trabalhar para nós”?

diferenca-pai-pobre-pai-rico
Levantando essas questões, Kiyosaki conta sua trajetória, que teve inícios aos 9 anos de idade, para aprender a “fazer dinheiro”, acompanhado de seu amigo Mike e guiados pelos ensinamentos do pai de Mike (o “pai rico” da narrativa). Ao compartilhar sua vida, o autor apresenta como a dura realidade da vida trabalhadora, regada à esforço extremo e impostos altíssimos, abriu seus olhos e, a partir daí, uma realidade alternativa surgiu: usar conhecimentos para escapar da “corrida dos ratos” (o padrão que a sociedade nos impõe).

corrida-dos-ratos

Os autores conseguem de dar “um gás” de esperança e empolgação, fazendo você acreditar que realmente é possível mudar sua vida, começando hoje. Mas, apesar dessa nova perspectiva e de traçar um panorama interessante de “como fazer dinheiro”, diferenciar ativos (aquilo que te “dá” dinheiro) de passivos (aquilo que aumenta suas despesas) no momento de investir, acabei o livro sem saber direito por onde começar – por isso a importância de ampliar sua lista de leitura com outros títulos que também abordam o tema “investimento”.

Exemplos de Demonstrações Financeiras apresentadas no livro:
pai-rico-pai-pobre
maxresdefault
Quadrante:

quadrante
O livro é pequeno (menos de 200 páginas) e fácil leitura e entendimento – ideal para pessoas que, como eu, não entendem nada de universo de riscos, compra e venda de ativos, investimentos, imóveis, etc. Finalizei sua leitura e já emendei outra do mesmo tema (conto para vocês em outro post).

Bônus: na palestra que participei, foi indicado o site Clube dos Poupadores – este portal apresenta diferentes artigos e ferramentas para pessoas que se interessam pela utilização estratégica do dinheiro.

Imagens: Google Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s