Reflexões · Viva Conosco

Praticando Mindfulness

No sábado passado, dia 17, tive uma experiência incrível: participei de uma prática coletiva de mindfulness ou, como é chamado em português, atenção plena.
Mindfulness é um estado psicológico onde estamos atentos ao presente de forma intencional e com esforço gentil de não-julgar nossa experiência. Assim, percebemos pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que eles ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, mesmo em circunstância difíceis, abre-se espaço para que possamos fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.*
Já conhecia o termo, pois recentemente li o livro sobre este conceito. Mas até então, este havia sido meu contato com a atenção plena. Como a breve explicação acima menciona, a prática de mindfulness nada mais é, “vulgarmente falando”, do que nos focados no momento presente e em tudo o que ele traz para nós. Desde a minha leitura, venho tentando prestar atenção às simples ações diárias, como lavar louça por exemplo: a sensação da água e do detergente nas minhas mãos, o contato com a bucha e por aí vai. É incrível como que, a partir de coisas pequenas assim, ampliamos nossa consciência para situações mais macros, como uma caminhada ao ar livre, percebendo os sons e as árvores ao nosso redor.
Pois bem, fiquei impressionada como algumas atitudes simples podem mudar toda a minha percepção. E foi por isso que quando uma amiga comentou que o NUMI – Núcleo de Mindfulness iria promover um Encontro Aberto na Praça da Liberdade, pensei: “Está aí uma oportunidade para ver como posso praticar sozinha essa meditação laica (que não está associada à nenhuma religião)”.
Vou explicar porque pensei isso: o livro descreve e estimula que você faça o programa de 8 semanas da atenção plena, pois ele é bem simples de ser seguido e, inclusive, vem acompanhado por um CD para guiar suas meditações. Mas, sou nova nesse esquema meditativo e tal, e porque não ver com quem já pratica para ter uma noção de como fazer em casa depois? Além disso, é sempre bom conhecer novas pessoas… Pelo menos, eu gosto bastante.
Bem, voltando ao encontro: ele foi dividido em quatro etapas formais: 1) meditação voltando sua atenção à respiração; 2) atenção ao caminhar; 3) atenção ao realizar movimentos; 4) escaneamento do corpo e respiração. A cada etapa, o desafio foi perceber os pensamentos com mais diversos conteúdos chegarem à sua mente em um momento de concentração e você ter que percebê-los, sem julgamentos, e voltar sua atenção para a âncora de respiração.
Gente, fiquei CHOCADA como minha mente é um balde com os mais diferentes pensamentos e ideias que insistem em me distrair… NUH! Foi bem complicado, mas também bem divertido. Sentar na praça, com o clima agradável, sob a sombras das árvores, sentir a terra do solo sob os pés e não se importar com os passarinhos fazendo o cocô em cima de você. Realmente, uma experiência inusitada para uma pessoa nojenta como eu. Resultado? AMEI cada segundo! Em breve iniciarei minhas práticas individuais e com certeza quero participar de outro momento de integração como este.
Veja só os benefícios (comprovados viu!?) ao longo do tempo para quem pratica a Atenção Plena:
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Desenvolvimento do foco, da concentração e da resiliência;
  • Autoconhecimento e equilíbrio emocional;
  • Melhora na qualidade dos relacionamentos e da liderança;
  • Desenvolvimento da intuição, criatividade e inovação;
  • Saúde e bem-estar.
Abaixo estão algumas fotos oficiais do evento, que tomei a liberdade de pegar emprestadas para o post aqui no blog (fotos by: Lucas Sangy). E deixo um desafio, me localizar em cada imagem! Rsrsrsrs…
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